Efeito da sacarose sobre o enraizamento e desenvolvimento “in vitro” de Syngonanthus mucugensis Giul.
DOI:
https://doi.org/10.13102/scb8213Resumo
O trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da sacarose no enraizamento e desenvolvimento in vitro de Syngonanthus mucugensis Giul., planta endêmica da Chapada Diamantina/BA. Foram testadas cinco concentrações de sacarose no meio MS/2, solidificado com 0,8% de ágar, com pH ajustado para 5,7. O material vegetal utilizado consistiu de plantas com 60 dias de idade, com aproximadamente 2 cm de altura obtidas da germinação in vitro das sementes. As plantas foram inoculadas em câmara de fluxo laminar em frascos “tipo maionese” e mantidas em sala de crescimento sob radiação fotossintética ativa de 9 μmol.m-2.s-1 e temperatura de 25 ± 2ºC, durante 60 dias. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições, em que cada repetição consistiu de 10 frascos, sendo inoculadas cinco plantas por frasco. As variáveis avaliadas foram: número de raízes formadas, matéria seca da raiz, matéria fresca total e número de folhas emitidas. Os resultados mostraram que a sacarose determinou um efeito significativo sobre as características analisadas. Com a redução de 30 g.L-1 para 15 g.L-1, houve um acréscimo no número de raízes por planta e no peso da matéria fresca total. O estudo mostrou um efeito positivo da redução da sacarose para o enraizamento de S. mucugensis, sendo a concentração de 15 g.L-1 no meio MS/2 a mais indicada para o estabelecimento in vitro dessa espécie. Apoio: IMSEAR/CNPq.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).