Reflexões sobre edições digitais: fazendo filologia no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v17i1.1442Resumo
Como um reflexo da Terceira Revolução Industrial, o mundo começou a vivenciar um crescimento significativo de novas tecnologias de informação e comunicação, ocasionando uma mudança de paradigma social caracterizada pela ampla valorização da informação. Tal mudança trouxe possibilidades de modificações para as instituições e ciências, sem que elas percam as bases que as caracterizam. e, nesse âmbito, encontra-se a filologia que passou a ter no seu rol de práticas a construção de edições digitais. Assim, o trabalho aqui apresentado é uma proposta de definição e caracterização das edições, com exemplificações de trabalhos realizados por dois grupos de pesquisas filológicas da Bahia.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Isabela. Santos de. Três fios do bordado de Jurema Penna: leituras filológicas de uma dramaturgia baiana. f. 246 Il. 2011. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
ANDRADE, Marla Oliveira; LOSE, Alícia Duhá. Pesquisas filológicas nos acervos da Biblioteca Histórica do Mosteiro de São Bento da Bahia. Scripta Philologica. Salvador, n. 3, 2007. CD-ROM.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Editora UNESP, 2009.
HOCKEY, Susan. The History of Humanities Computing. In: SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH, John. (Orgs.). A Companion to Digital Humanities. . Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/companion/view?docId=blackwell/9781405103213/9781405103213.xml&chunk.id=ss1-1-3&toc.depth=1&toc.id=ss1-1-3&brand=default. Acesso em: 15 jul. 2016.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 1999.
LOSE, Alícia Duhá et al. Edições digitais de manuscritos: do século XVI ao século XXI. In: CIRILLO, José; PASSOS, Marie- Hélène Paret (Org.). Materialidade e virtualidade no processo criativo. Vinhedo, SP: Horizonte, 2011. p. 77-99.
LOSE, Alícia Duhá. Arthur de Salles: esboços e rascunhos. 2004. 265f. il. + anexos + 1 CD-ROM (edição digital). Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – PPPGLL do Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia. Orient.: Profa. Dra. Célia Marques Telles, 2004.
MAGALHÃES, Lívia Borges Souza. Fazendo filologia entre tags e dígitos binários: uma proposta de edição digital do Livro de Crônicas do Mosteiro de São Bento da Bahia. 2013. 418 f. + 1 pen drive (edição digital). Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
RIBEIRO, Ana Elisa. Os hipertextos que Cristo Leu. In. ARAÚJO, Júlio Cesar; BIASI-RODRIGUES, Bernadete. Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio e Janeiro: Lucerna, 2005.
RIFKIN, Jeremy. A terceira A Terceira Revolução Industrial: como a nova era da informação mudou a energia, a economia e o mundo. Lisboa: Bertrand, 2014.
SERRA, Liliana Giusti. Livro digital e bibliotecas. Rio de Janeiro: FGV, 2014.
SOUZA, Arivaldo Sacramento. Nas tramas de Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá: crítica filológica e estudo de sexualidades. 2014. 358 f. + DVD. Tese (Doutorado) –Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
WOOD JR., T. Caos: A criação de uma nova ciência? As aplicações e implicações da Teoria do Caos na Administração de Empresas. Revista Administração Empresas, v. 33, n.4, p. 94-105, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.