PROFESSORES E OS JOGOS DIGITAIS: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DESTAS MÍDIAS

Autores

  • Velda Torres UNEB
  • Lynn Alves

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v14i1.1456

Resumo

O presente artigo discute o papel do educador na sociedade contemporânea, principalmente no que se refere à interação com a linguagem midiática, destacando a interação com os games. Estas discussões resultam da imersão na literatura e das pesquisas que vêm sendo realizadas pelo grupo Comunidades Virtuais na UNEB, que reforçam a premissa de que estas mídias podem se constituir em possíveis espaços de aprendizagem atuantes como mecanismos de educação para a cidadania. O referido grupo desenvolveu, no período de julho a outubro de 2010, três processos diferenciados de formação docente que objetivaram possibilitar aos cursistas a imersão no universo midiático, interagindo com distintas linguagens e principalmente os games, pensando nas possibilidades pedagógicas destas produções. As conclusões iniciais foram que a ausência do letramento digital, e especialmente  o letramento no universo dos games, atuou como um grande impeditivo para a construção de um olhar mais crítico em torno das narrativas midiáticas disponíveis durante os cursos.

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Biografia do Autor

Lynn Alves

UNEB

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Publicado

2017-02-22

Como Citar

Torres, V., & Alves, L. (2017). PROFESSORES E OS JOGOS DIGITAIS: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DESTAS MÍDIAS. A Cor Das Letras, 14(1), 163–176. https://doi.org/10.13102/cl.v14i1.1456