PROFESSORES E OS JOGOS DIGITAIS: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DESTAS MÍDIAS
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v14i1.1456Resumo
O presente artigo discute o papel do educador na sociedade contemporânea, principalmente no que se refere à interação com a linguagem midiática, destacando a interação com os games. Estas discussões resultam da imersão na literatura e das pesquisas que vêm sendo realizadas pelo grupo Comunidades Virtuais na UNEB, que reforçam a premissa de que estas mídias podem se constituir em possíveis espaços de aprendizagem atuantes como mecanismos de educação para a cidadania. O referido grupo desenvolveu, no período de julho a outubro de 2010, três processos diferenciados de formação docente que objetivaram possibilitar aos cursistas a imersão no universo midiático, interagindo com distintas linguagens e principalmente os games, pensando nas possibilidades pedagógicas destas produções. As conclusões iniciais foram que a ausência do letramento digital, e especialmente o letramento no universo dos games, atuou como um grande impeditivo para a construção de um olhar mais crítico em torno das narrativas midiáticas disponíveis durante os cursos.
Downloads
Métricas
Referências
BRUNNER, José Joaquim. Educação no encontro com as novas tecnologias. In: TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperanças ou incertezas? São Paulo: Cortez. 2004, p. 17-74
CITELLI, Adilson. Educação e mudanças: novos modos de conhecer. In: Id. (Org.). Outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: Id. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1992, p. 11-24
FREIRE, Paulo. Política e educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GEE, James Paul. Lo que nos enseñan los videojuegos sobre el aprendizaje y el alfabetismo. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008 KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación. Revista Nómadas, 1996. Disponível em: <http://www.ucentral.edu.co/images/stories/iesco/ revista_nomadas/5/nomadas_5_1_heredando.pdf>. Acesso em: dez. 2011.
OROZCO GÓMEZ, Guilhermo. Comunicação e educação. São Paulo: Moderna, 1998.
OROZCO GÓMEZ, Guilhermo. Professores e meios de comunicação: desafios e estereótipos.
Comunicação & Educação, n. 10, São Paulo: CCA-ECA-USP; Moderna, set./dez. 1997. PRETTO, Nelson. Uma escola com/sem futuro. Campinas: Papirus,1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.