LEITURA, EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Emília Lubian

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v10i1.1520

Resumo

A produção textual baseada na leitura e expressão artística faz com que
os alunos demonstrem interesse em divulgar suas idéias, isto porque envolve
uma atividade prazerosa, há interlocutores reais para os textos produzidos e
também o auxilio dos colegas para que os textos se tornem melhores na provocação
de sentidos dentro do gênero escolhido. Dessa forma, relacionamos esta
abordagem com a enunciação, visto que esta visão contempla o “ter o que
dizer”, “a quem dizer” e a descoberta de diferentes maneiras de “como dizer” na produção textual. As leituras de gêneros textuais narrativos e poéticos, observando as suas características de forma e conteúdo aplicadas na produção dos textos pelos grupos de alunos, bem como a divulgação destes em “histórias na sacola”, em sarais, hora do conto, dramatização envolvendo as produções dos alunos e textos dos autores trabalhados, são apresentados neste trabalho em escola da rede municipal de ensino de Não-Me-Toque com crianças de terceira e quarta séries. Dessa forma, o nosso trabalho objetiva relacionar práticas de leitura e escrita, envolvendo a expressão artística desenvolvidas com alunos de séries iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,756
Feb 28 '17Mar 01 '17Mar 04 '17Mar 07 '17Mar 10 '17Mar 13 '17Mar 16 '17Mar 19 '17Mar 22 '17Mar 25 '17Mar 28 '173.0
| |

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CALDIN, Clarice Forkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Centro de Ciências da Educação – Universidade de Santa Catarina, documento eletrônico, www.encontrosbibli. ufsc.br/Edicao_15/caldin_funcaosocial.pdf. Santa Catarina, 2001. p. 1-12.

CITELLI, Beatriz. A produção e leitura de textos no ensino fundamental: poema, narrativa, argumentação, v. 7. 3. ed. Coord.: CITELLI, Adilson; CHIAPPINI, Ligia. Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 2003.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GERALDI, J. W.. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, W. J. (Org.). O texto na sala de

aula. São Paulo: Ática, 2001, p.127-131.

KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. 4 ed. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva; FREITAS, Lucélia Rodrigues de. Os sentidos produzidos por crianças e adolescentes pelas suas experiências com leitura e escrita na escola. In: FREITAS, Maria Teresa A.; COSTA, Sérgio Roberto. (Org.). Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: UFJF, 2002.

Downloads

Publicado

2017-02-27

Como Citar

Lubian, M. E. (2017). LEITURA, EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A Cor Das Letras, 10(1), 55–66. https://doi.org/10.13102/cl.v10i1.1520