LEITURA, EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v10i1.1520Resumo
A produção textual baseada na leitura e expressão artística faz com que
os alunos demonstrem interesse em divulgar suas idéias, isto porque envolve
uma atividade prazerosa, há interlocutores reais para os textos produzidos e
também o auxilio dos colegas para que os textos se tornem melhores na provocação
de sentidos dentro do gênero escolhido. Dessa forma, relacionamos esta
abordagem com a enunciação, visto que esta visão contempla o “ter o que
dizer”, “a quem dizer” e a descoberta de diferentes maneiras de “como dizer” na produção textual. As leituras de gêneros textuais narrativos e poéticos, observando as suas características de forma e conteúdo aplicadas na produção dos textos pelos grupos de alunos, bem como a divulgação destes em “histórias na sacola”, em sarais, hora do conto, dramatização envolvendo as produções dos alunos e textos dos autores trabalhados, são apresentados neste trabalho em escola da rede municipal de ensino de Não-Me-Toque com crianças de terceira e quarta séries. Dessa forma, o nosso trabalho objetiva relacionar práticas de leitura e escrita, envolvendo a expressão artística desenvolvidas com alunos de séries iniciais do ensino fundamental.
Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CALDIN, Clarice Forkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Centro de Ciências da Educação – Universidade de Santa Catarina, documento eletrônico, www.encontrosbibli. ufsc.br/Edicao_15/caldin_funcaosocial.pdf. Santa Catarina, 2001. p. 1-12.
CITELLI, Beatriz. A produção e leitura de textos no ensino fundamental: poema, narrativa, argumentação, v. 7. 3. ed. Coord.: CITELLI, Adilson; CHIAPPINI, Ligia. Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 2003.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GERALDI, J. W.. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, W. J. (Org.). O texto na sala de
aula. São Paulo: Ática, 2001, p.127-131.
KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. 4 ed. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva; FREITAS, Lucélia Rodrigues de. Os sentidos produzidos por crianças e adolescentes pelas suas experiências com leitura e escrita na escola. In: FREITAS, Maria Teresa A.; COSTA, Sérgio Roberto. (Org.). Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: UFJF, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.