O Papel das redes sociais na melhoria de políticas públicas de inclusão no ensino superior: um breve estudo sobre o engajamento e as opiniões dos usuários no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v24i2.10078Palavras-chave:
Redes sociais. Sisu. Política pública. Educação. Participação socialResumo
Este estudo analisa o potencial das redes sociais para o aprimoramento de políticas públicas de inclusão no ensino superior brasileiro, a partir de postagens no Twitter sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ação do Ministério da Educação (MEC). A análise dos dados, coletados durante os primeiros dias de inscrição no processo seletivo do Sisu do primeiro semestre de 2023, demonstra a relevância do tema no Twitter e o amplo engajamento que ele enseja para além do território nacional. No Brasil, diferentes regiões são representadas nas interações de usuários sobre o Sisu, com destaque para estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As palavras mais utilizadas foram quantificadas com o objetivo de identificar o contexto das ideias centrais divulgadas em tweets, o que possibilitou a identificação dos temas mais abordados relacionados à política pública de acesso ao ensino superior do MEC, com destaque para a discussão sobre a Lei de Cotas no Sisu. A classificação das palavras mais destacadas oferece informações relevantes sobre a percepção dos usuários em relação ao Sisu e evidencia aspectos da construção da opinião pública como expressas nas redes sociais sobre as formas de acesso ao ensino superior no Brasil.
Downloads
Métricas
Referências
ALLEN, James; JAMES, Andrew D.; GAMLEN, Phil. Formal versus informal knowledge networks in R&D: a case study using social network analysis. R&D Management, v. 37, n. 3, p. 179-196, 2007.
BARKER, Valerie. Older adolescents' motivations for social network site use: The influence of gender, group identity, and collective self-esteem. Cyberpsychology & Behavior, v. 12, n. 2, p. 209-213, 2009.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio por meio de sistema de cotas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 de agosto de 2012.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de junho de 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Brasília, DF: INEP, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Brasília, DF: MEC, 2010.
BOYD, Danah. It's complicated: The social lives of networked teens. Yale University Press, 2014.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2021. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021.
GLOBO. O BRASILEIRO AMA REDES SOCIAIS. 2022. Disponível em: https://gente.globo.com/infografico-o-brasileiro-ama-redes-sociais/. Acesso em: 19 jun. 2023.
INEP. Censo da Educação Superior 2021. [Brasília, DF: INEP,] 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: INEP, 2022.
HAMPTON, Keith; WELLMAN, Barry. Neighboring in Netville: How the Internet supports community and social capital in a wired suburb. City & Community, v. 2, n. 4, p. 277-311, 2003.
KAPLAN, Andreas M.; HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, v. 53, n. 1, p. 59-68, 2010.
PAPACHARISSI, Zizi (Ed.). A networked self: Identity, community, and culture on social network sites. Routledge, 2010.
RODRÍGUEZ-ANDRÉS, Roberto. Trump 2016: presidente eleito graças às redes sociais? Palabra clave, v. 21, n. 3, p. 831-859, 2018.
SERRAT, Olivier; SERRAT, Olivier. Social network analysis. Knowledge solutions: Tools, methods, and approaches to drive organizational performance, p. 39-43, 2017.
ZENHA, Luciana. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam? Caderno de Educação, n. 49, p. 19-42, 2018.
ZHAO, Shanyang; GRASMUCK, Sherri; MARTIN, Jason. Identity construction on Facebook: Digital empowerment in anchored relationships. Computers in human behavior, v. 24, n. 5, p. 1816-1836, 2008.
WELLMAN, Barry. Are personal communities local? A Dumptarian reconsideration. Social networks, v. 18, n. 4, p. 347-354, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Cor das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.