O Papel das redes sociais na melhoria de políticas públicas de inclusão no ensino superior: um breve estudo sobre o engajamento e as opiniões dos usuários no Twitter

Autores

  • George França Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Fábio Junior Alvez Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Machado
  • Maria do S Pereira Filha Universidade Federal de Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v24i2.10078

Palavras-chave:

Redes sociais. Sisu. Política pública. Educação. Participação social

Resumo

Este estudo analisa o potencial das redes sociais para o aprimoramento de políticas públicas de inclusão no ensino superior brasileiro, a partir de postagens no Twitter sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ação do Ministério da Educação (MEC). A análise dos dados, coletados durante os primeiros dias de inscrição no processo seletivo do Sisu do primeiro semestre de 2023, demonstra a relevância do tema no Twitter e o amplo engajamento que ele enseja para além do território nacional. No Brasil, diferentes regiões são representadas nas interações de usuários sobre o Sisu, com destaque para estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As palavras mais utilizadas foram quantificadas com o objetivo de identificar o contexto das ideias centrais divulgadas em tweets, o que possibilitou a identificação dos temas mais abordados relacionados à política pública de acesso ao ensino superior do MEC, com destaque para a discussão sobre a Lei de Cotas no Sisu. A classificação das palavras mais destacadas oferece informações relevantes sobre a percepção dos usuários em relação ao Sisu e evidencia aspectos da construção da opinião pública como expressas nas redes sociais sobre as formas de acesso ao ensino superior no Brasil.

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Biografia do Autor

George França, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT atuando no curso de LETRAS: LIBRAS e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE SISTEMAS- PPGMCS. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas: Mídia e Conhecimento pela mesma Universidade. Desenvolve atividades de ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO nas seguintes ÁREAS: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, CIDADANIA DIGITAL, ACESSIBILIDADE e, afins. Possui inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. E autor do livro: O Design Instrucional na Educação a distância: John Dewey como uma referência metodológica e organizou os livros: Práticas em EaD: Temas emergentes; Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas; Tecnologias Educacionais no Tocantins - face a face; Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública e Autismo: tecnologias para a inclusão. Atualmente Lidera e coordena o programa de Pesquisa e Extensão: Transtorno do Espectro Autista o Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ? TDIC que desenvolve tecnologias digitais integradas com robótica para a educação especial. É Presidente da Comissão Heteroidentificação da UFT. Coordenador pedagógico do Programa de Formação Docente Continuada - PROFOR/UFT. Idealizador, coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado ? AEE: com foco nas Deficiências Intelectual e Múltipla Sensorial - RENAFOR-MEC/UFT/SEDUC TO. Supervisor do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado ? AEE: Educação Precoce - RENAFOR. Coordenador da pós-graduação: Transtorno do Espectro Autista na Educação do Campo. Esses projetos já formaram mais de mil professores no Tocantins e em outros Estados. Foi Pró-reitor de Graduação da Universidade do Tocantins ? UNITINS. Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins - UFT e diretor do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Coordenou o Projeto Um Computador por Aluno ? UCA Tocantins. Coordenou o projeto de pesquisa: Ambientes Virtuais de Aprendizagem para a Educação de Surdos no Estado do Tocantins. Participou da criação do curso de letras: libras na UFT. Orientou a criação e o acompanhamento das ações de inclusão a universidade para as comunidades indígenas e quilombolas do Tocantins e estudantes da escola pública através do PADU/PADIQ - Programa de Acesso Democrático à Universidade e Acompanhamento Pedagógico e Projeto Dialógico de Acesso e Permanência das Comunidades Indígenas e Quilombolas na Universidade Recebeu o Título Honorífico de Cidadão de Portuense ? TO (Porto Nacional - 2018) e foi condecorado com a COMENDA ZUMBI DOS PALMARES (2022), em homenagem aos serviços prestados à comunidade negra do Tocantins. .

Fábio Junior Alvez, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Machado

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Pós-Graduado em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (2009), Pós-Graduação em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2014), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (2016) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2022). É professor do ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas- Campus Machado. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem de Programação, Engenharia de Software e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem de programação e Informática Aplicada a Educação.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

França, G., Junior Alvez, F., & Pereira Filha, M. do S. (2024). O Papel das redes sociais na melhoria de políticas públicas de inclusão no ensino superior: um breve estudo sobre o engajamento e as opiniões dos usuários no Twitter. A Cor Das Letras, 24(2). https://doi.org/10.13102/cl.v24i2.10078