O letramento literário no Ensino Médio sob a perspectiva dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.1626Resumo
O presente artigo tem a finalidade de realizar um estudo teórico da concepção de Letramento Literário, na perspectiva da pedagogia dos Multiletramentos. Os avanços tecnológicos e a grande influência das novas tecnologias da informação e da comunicação e as questões multiculturais, têm exigido do ensino da linguagem e da literatura, enfoques de leitura que considerem os aspectos polifônicos, colaborativos, híbridos, mestiços, onipresentes e polissêmicos dos textos literários. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico, com teóricos como Cosson (2014a, 2014b), Candido (2000), Rezende (2013), Bakhtin (2003), Chartier (1999), Rojo (2012) e Canclini (2008). O estudo discute o lugar e a importância da literatura para a formação intelectual, linguística, cultural e humana dos sujeitos, e a possibilidade da realização de práticas de multiletramentos, buscando destacar as questões éticas e estéticas subjacentes às atuais práticas multiletradas e às concepções literárias no bojo do referencial teórico disponível.
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