O letramento literário no Ensino Médio sob a perspectiva dos multiletramentos

Autores

  • Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Neide Araujo Castilho Teno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Emilio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.1626

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de realizar um estudo teórico da concepção de Letramento Literário, na perspectiva da pedagogia dos Multiletramentos. Os avanços tecnológicos e a grande influência das novas tecnologias da informação e da comunicação e as questões multiculturais, têm exigido do ensino da linguagem e da literatura, enfoques de leitura que considerem os aspectos polifônicos, colaborativos, híbridos, mestiços, onipresentes e polissêmicos dos textos literários. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico, com teóricos como Cosson (2014a, 2014b), Candido (2000), Rezende (2013), Bakhtin (2003), Chartier (1999), Rojo (2012) e Canclini (2008). O estudo discute o lugar e a importância da literatura para a formação intelectual, linguística, cultural e humana dos sujeitos, e a possibilidade da realização de práticas de multiletramentos, buscando destacar as questões éticas e estéticas subjacentes às atuais práticas multiletradas e às concepções literárias no bojo do referencial teórico disponível. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza Mestranda em Letras - Ensino de Linguagens UEMS, 2016-2017. Possui Licenciatura Plena em Letras (UCDB) e Especialização em Produção de Textos (UFMS). Desenvolve pesquisa sobre Letramento, Multiletramentos e Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa.  Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Neide Araujo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Curso de Letras. Professora da Pós Graduação Mestrados em Letras Profissional e Profletras da UEMS, Linhas de pesquisa: Linguagem e Ensino e Texto e Formação Docente . Vice-líder Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (GEPENAF)

Emilio Davi Sampaio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor Doutor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS. Professor dos CursosGraduação,  Pós Graduação Lato Sensu e Mestrado profissional – Profletras da UEMS.Professor formador  da Olimpíada da Língua Portuguesa no Estado de Mato Grosso do Sul. E-mail: emilio@uems.br

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. SAEB/Prova Brasil 2011 - primeiros resultados. 2012. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/resultados/2012/Saeb_2011_primeiros_resultados_site_Inep.pdf>. Acesso em: 2016.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 283-350.

CANDIDO, A. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6ª ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2000.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Unesp, 1999.

CHIAPPINI, L. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014a.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48 ed.

São Paulo: Cortez, 2006.

KALANTZIS, M; COPE, B.(orgs). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routldge, 2006[2000], p121-148.

KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da linguagem. 5. ed. Campinas-SP: Pontes, 2008.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalho de linguística Aplicada. Campinas: 2010, vol 49(2): 455-479, Jul./Dez. pp.455-479. Capturado em:http://www.scielo.br/pdf/tla/v49n2/09.pdf, 11 de setembro de 2016.

MARTINS D, A. V. Hipercontos multissemioticos. In: ROJO, Roxane Helena R; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 95-122.

PAULINO, G.; COSSON, R (Org.). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.

PINHEIRO, A. Letramento literário: da escola para o social e do social para a escola. In: GONÇALVES, A. V.; PINHEIRO, A. S. (orgs.). Nas trilhas do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2001, p. 281-297.

REZENDE, N. L. de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, R. H. R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013

SOUZA, A. L. S.; CORTI, A. P.; MENDONÇA, M. Letramentos no ensino médio. São Paulo: Parábola, 2012.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Barboza, S. N. R. de O., Teno, N. A. C., & Sampaio, E. D. (2019). O letramento literário no Ensino Médio sob a perspectiva dos multiletramentos. A Cor Das Letras, 19(3), 38–53. https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.1626