Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic

Autores

  • Elza Rodrigues Barbosa Peixoto Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1656

Resumo

Este artigo discute e analisa discursivamente a ação de formação do professor alfabetizador, trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Optou-se pela semiótica greimasiana como abordagem de análise dos discursos presentes nos guias sobre o processo de escolarização da leitura literária, com o objetivo de verificar se as concepções ideológicas que perpassam os discursos da referida ação de formação entram em conjunção com o que nos propõe os estudos do letramento literário e quais imagens de escolarização literária projetam em seu discurso. Evidenciou-se, pela análise empreendida, que no percurso temático da literatura na alfabetização, marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura foi o fio condutor da proposta-guia, reiterada nas diversas vozes que compuseram esse discurso.

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Biografia do Autor

  • Elza Rodrigues Barbosa Peixoto, Universidade Federal do Tocantins
    Doutoranda em Letras Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins, mestre em letras pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Atuação profissional: Professora e coordenadora pedagógica.
  • Maria José de Pinho
    Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC.      E-mail: mjpgon@uft.edu.br.

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Publicado

2018-03-07

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