Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic

Autores

  • Elza Rodrigues Barbosa Peixoto Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1656

Resumo

Este artigo discute e analisa discursivamente a ação de formação do professor alfabetizador, trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Optou-se pela semiótica greimasiana como abordagem de análise dos discursos presentes nos guias sobre o processo de escolarização da leitura literária, com o objetivo de verificar se as concepções ideológicas que perpassam os discursos da referida ação de formação entram em conjunção com o que nos propõe os estudos do letramento literário e quais imagens de escolarização literária projetam em seu discurso. Evidenciou-se, pela análise empreendida, que no percurso temático da literatura na alfabetização, marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura foi o fio condutor da proposta-guia, reiterada nas diversas vozes que compuseram esse discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elza Rodrigues Barbosa Peixoto, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Letras Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins, mestre em letras pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Atuação profissional: Professora e coordenadora pedagógica.

Maria José de Pinho

Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC.      E-mail: mjpgon@uft.edu.br.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 4 ed. São Paulo: Ática, 2002.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura – a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2012.

______. Literatura na hora certa: guia 1: 1º ano do ensino fundamental: PLND/PNAIC Alfabetização na hora certa 2015 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB,2015a.

______. Literatura na hora certa: guia 2: 2º ano do ensino fundamental: PLND/PNAIC Alfabetização na hora certa 2015 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB,2015b.

______. Literatura na hora certa: guia 3: 3º ano do ensino fundamental: PLND/PNAIC Alfabetização na hora certa 2015 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB,2015c.

BAZZO, J. L. S. MUSA, M.L.N. Literatura infantil e juvenil na formação do professor alfabetizador: ou PNAIC na berlinda? Anais 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil-SLIJ. Florianópolis: UFSC; UNISUL,2014a. P. 362-370.

BAZZO, J.L.S.; CHAGAS, L. M. M. Leitura de fruição no programa nacional de alfabetização na idade certa no Estado de Santa Catarina. Revista Linha Mestra, Campinas, SP, ano 8, n. 24, p. 144-162, jan./jul. 2014b.

DOMINGUES, Chirley. A hora e a vez da literatura infantil como parte significativa da formação do professor: experiências do PNAIC. In: Anais 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil-SLIJ. Florianópolis: UFSC; UNISUL,2014. p. 124-130.

EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997.

______. Elementos de análise do discurso. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

LEAL, Leiva de Figueiredo Viana. Leitura e formação de professores. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al. Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

PAIVA, A. MACIEL, F. Discursos da paixão: a leitura literária no processo de formação do professor das séries iniciais. In.: PAIVA, A. et. al. Leituras literárias: discursos transitivos.1 ed. 1ª reimpressão. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2008.

PAIVA, Ana Paula. Livros de imagem: Como aproveitar a atratividade e desenvolver o potencial dessas obras na sala de aula com atividades literárias. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG (org.). PNBE na Escola: Literatura fora da caixa. Guia 1. Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. p. 45-60.

PAULINO, Graça; PINHEIRO, Marta Passos. Ler e entender: entre a alfabetização e o letramento. Revista Estudos, v. 2, n. 2. Belo Horizonte: Uni-BH, 2004.

______. Algumas especificidades da leitura literária. In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p. 55-70.

RESENDE, V.A.D.de R. Análises dos pressupostos de linguagem nos cadernos de formação em Língua Portuguesa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC. 2015. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) Unesp, São Paulo. 2015.

SOARES, M. B. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. Escolarização da leitura literária.2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOUZA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 2, p. 101‐10, 2011.

SOUZA, R.J.; SILVA, K. A de A. M.; ARIOS, C. F. A Leitura e a Função da Literatura no PNAIC: para Além do Deleite. Educação em Revista: Marília, v.17, p. 63-80, 2016.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Peixoto, E. R. B., & Pinho, M. J. de. (2018). Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic. A Cor Das Letras, 18(3), 67–84. https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1656

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)