Pedagogy of Multiliteracies and Argumentation: An Online Attempt in the Letras Course

Autores

  • Najin Marcelino Lima Instituto Federal Catarinense- Campus Concórdia
  • Maria Cristina Damianovic

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1709

Resumo

Este artigo analisa uma proposta de reforma curricular que foi realizada na forma de um curso híbrido oferecido aos alunos do curso de Letras na UFPE. Os principais objetivos do curso foram ajudar os alunos a desenvolverem habilidades argumentativas colaborativas (LIBERALI, 2013) bem como multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996/2000) em Inglês. É importante ressaltar que tanto as habilidades argumentativas colaborativas quanto os conceitos de multiletramentos foram simultaneamente o objeto de estudo e também o veículo através do qual o conhecimento estava sendo desenvolvido. Com base nos dados provenientes da parte online, nós investigamos nesse artigo como a Pedagogia dos Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996/2000) pode contribuir para a construção de conhecimento através da argumentação. Conclusões iniciais indicam que um curso baseado nos estudos de multiletramentos são mais propensos a oferecerem espaços no qual uma argumentação colaborativa possa ser desenvolvida.

Palavras-chave: Multiletramentos. Argumentação. Ensino de Inglês Online. Curso de Letras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Najin Marcelino Lima, Instituto Federal Catarinense- Campus Concórdia

Mestre em Linguística pela UFPE, doutorando em Linguística pela mesma univerisdade. Atualmente, professor de Língua Inglesa e Portuguesa no Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia.

Referências

DAMIANOVIC, M.C.; LIMA, N. A produção de conteúdos online multimodais em uma comunidade multiletrada: abertura de novos caminhos para o ensino da língua inglesa na graduação em letras. In: INPLA, 20.; 2015, São Paulo. Caderno de Resumos não publicado. São Paulo: PUC, 2015a, p. ni . Acesso gratuito em: https://neip.academia.edu/NajinLima

DAMIANOVIC, M.C.; LIMA, N. Ensaios acadêmicos multimodais na pedagogia de multiletramentos para a expansão da argumentação. In: SIGET – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, VIII.; 2015, São Paulo. Caderno de Resumos não publicado. São Paulo: USP, 2015b, p. ni. Acesso gratuito em: https://neip.academia.edu/NajinLima

DAMIANOVIC, M.C.; LIMA, N. O entrelace de multiletramentos na construção de um novo design do curso de graduação letras-inglês. In: FORUM LACE: ENTRELACE ESCOLA-MUNDO,2016. São Paulo. Caderno de Resumos não publicado São Paulo: PUC, 2016, p. ni. Acesso gratuito em: https://neip.academia.edu/NajinLima

DIONISIO, A. Gêneros textuais e multimodalidade. In: Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

FREIRE,P. A Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970/1987

FREIRE, M.M; LEFFA, V.J. A auto-heteroecoformação tecnológica In: MOITA LOPES, L.P.DA (org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013

KALANZTIS, M.; COPE, B. Multiliteracies in Education. In: C. CHAPELLE. The Enciclopedia of Applied Linguistics. Blackwell Publishing Ltd, 2013.

KALANZTIS, M.; COPE, B. Learning and New Media. In: SCOTT, D.; HARGREAVES,E. (orgs.) The Sage Handbook of Learning. London: Sage Publications, 2015.

KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o Pós-Moderno. Trad.: Nize Maria C. Pellanda. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993/1997.

KNOBEL, M; LANKSHEAR, C. (orgs.) A New Literacies Sampler. Nova York: Peer Lang, 2007.

KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. Londres/Nova York: Routledge, 2010.

LEMOS, A. Cibercultura – Alguns pontos para entender a nossa época. In: LEMOS, A.; CUNHA, P. (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL,M. New Literacies: Everyday Practices and Classroom Learning. Nva York: Open Univeristy Press, 2006.

LEITÃO, S.; O Lugar da Argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M.C. (orgs.). Argumentação na Escola: o conhecimento em construção. Campinas, SP: Pontes, 2011.

LIBERALI,F.C. Argumentação em Contexto Escolar. Campinas, SP: Pontes Editores,2013.

LIBERALI, F.; SANTIAGO, C. Atividade Social e Multletramento. In: LIBERALI, F. (org.) A Reflexão e a Prática no Ensino Médio 2 – Inglês: Linguagem em Atividades Sociais. São Paulo: Blucher, 2016.

LIMA, N. English VI - Developing Essays in a Multimodal and Multiliterate Community. Material didático elaborado para a disciplina de Inglês VI. Letras. UFPE. Recife. 2015 Disponível em: https://www.edmodo.com/home#/group?id=12787977. Acesso em: 25 mar. 2017.

LIMA, N. Multiletramentos e argumentação: construindo um novo design no curso de graduação em letras-inglês. In: SEMINÁRIO DE MULTILETRAMENTOS, HIPERMÍDIA E ENSINO, 1. 2016, Campinas. Resumos...Campinas: Unicamp/IEL, 2016, p. 76

MATEUS, E. Por uma pedagogia da argumentação. In: LIBERALI, F. et al (orgs.). Argumentação em Contexto Escolar. Relatos de Pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

MAGALHÃES, M.C.C. Vygotsky e a pesquisa de intervenção no contexto escolar: a pesquisa crítica de colaboração – PCCOL In: LIBERALI F.C., MATEUS, E., Damianovic, M.C. (orgs) A teoria da atividade sócio-histórico-cultural e a escola: recriando realidades sociais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012

MOITA LOPES, L.P. DA Fotografias da Linguística aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares In: _________ (org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA,L. Tratado da Argumentação. A Nova Retórica. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2ª ed., 1958/2005

ROJO, R. Gêneros discursivos do círculo de Bahktin e Multiletramentos. In ROJO, Roxane. (org.) Escola Conectada. Os multiletramentos e as TICs. São Paulo, SP: Parábola, 2013a

ROJO, R. Materiais didáticos como ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L.P. DA. (org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013b.

The New London Group. A Pedagogy of Multiliteracies Designing Social Futures. In: COPE, B.; KALANZTIS,M. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York. Cambridge. 1996/2000.p.9-37.

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Lima, N. M., & Damianovic, M. C. (2018). Pedagogy of Multiliteracies and Argumentation: An Online Attempt in the Letras Course. A Cor Das Letras, 18(3), 175–193. https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1709