O professor de línguas, o PNLD, o livro didático de línguas e outros materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1788Resumo
Este artigo tem o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) como pano de fundo para as discussões apresentadas. Objetiva-se mostrar as situações e as demandas que o professor de línguas têm enfrentado atualmente, e confrontá-las com as relações entre o professor e o livro didático e outros materiais de ensino no seu cotidiano profissional. Para atingir esse objetivo, recorre-se a autores que têm refletido sobre o docente de línguas e a profissão docente, a referências aos docentes em textos produzidos no próprio PNLD (resoluções e Guia do Livro Didático) e a pesquisas realizadas nos últimos anos pelo Grupo de Pesquisa em Materiais e Recursos Didáticos do CEFET-MG. Assumindo uma postura crítica, argumenta-se sobre a necessidade de o PNLD e outras políticas de provimento de materiais para ensino promoverem novas iniciativas de apoio ao docente em prol de uma educação mais libertadora e menos opressiva.
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