O filme diary of a wimpy kid no ensino da língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1861Resumo
O objetivo desse artigo é destacar a funcionalidade da imagem como modalidade de construção de significados, e apresentar sugestões de letramento com o uso de filmes como uma das modalidades no ensino da língua inglesa, para nível fundamental. Nesse caso específico, o trabalho será embasado no filme Diary of a Wimpy Kid (2010), (Diário de um Banana), com legendas em inglês, adaptado do livro homônimo (2008) de autoria de Jeff Kinney. Atividades dessa natureza podem auxiliar o profissional de ensino a tornar sua aula mais dinâmica, interessante e despertar o interesse do aluno. O aporte teórico principal terá com base, a obra de Jane Sherman, Using Authentic Video in the Language Classroom (2003), que define alguns conceitos de como trabalhar um vídeo ao ministrar uma aula de língua inglesa; e, de Gunther Kress, The Literacy in the New Media Age (2003), que discorre sobre a presença cada vez maior da imagem no processo de comunicação.
Downloads
Métricas
Referências
REFERÊNCIAS
AUSTIN, J. Pride and Prejudice. Publicação: Thomas Egerton, 1813.
CHADHA, G. Bride and Prejudice, 2004.
COUTINHO, L. M. Refletindo Sobre a Linguagem do Cinema. Ministério da Educação, Boletim 02, 2005. p. 3.
DATTA, S. Globalisation and Representations of Women in Indian Cinema. Social Scientist. Brighton. Vol. 28, No. 3/4. 2000. p. 71-82.
KINNEY, J. Diário de um Banana. Tradução: Antônio de Macedo Soares. Ed. V&R. Direção: Thor Freudenthal. Produção: Nina Jacobson e Brad Simpson. Fox Filmes, 2008.
KLEIMAN, A. Modelos de Letramentos e as Práticas de Alfabetização na Escola. In: Kleiman, A. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Ed. Mercado das Letras, 2012, 2. ed. 2012. p. 15.
KRESS, G. The Literacy in the New Media Age. Ed. Routledge, 2003. p. 1, 4, 17.
LEVY, P. Cibercultura, Ed. 34 Ltda. Tradução Carlos Irineu da Costa, 1999. p. 63
LUKE, C. Cyber-schooling and Technological Change. In: Cope and Kalantzis, Multiliteracy: literacy learning and the design of social future, Ed. Routledge, 2000. p. 72.
SHERMAN, J. Using Authentic Video in the Language Classroom. UK: Cambridge University Press, 2003. p. 19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.