A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura

Autores

  • André Luis Machado Galvão Universidade do Minho - Portugal
  • António Carvalho da Silva Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2678

Resumo

Este trabalho discute a importância da leitura para o mundo contemporâneo e como ela tem sido trabalhada na escola, considerando em que termos o ensino de literatura pode ser motivador da formação do gosto pelo ato de ler. A partir de pesquisa bibliográfica, são analisadas concepções e teorias que embasam as considerações que norteiam a pesquisa. É possível concluir que o ensino de literatura, através do letramento literário, pode se constituir como recurso motivador para que, no ambiente escolar,  venha a ocorrer a formação de leitores críticos e autônomos.

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Biografia do Autor

André Luis Machado Galvão, Universidade do Minho - Portugal

Licenciado em Letras (UESB) Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (UEFS) Doutor em Ciências da Educação (Universidade do Minho)

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Publicado

2018-03-07

Como Citar

Galvão, A. L. M., & Silva, A. C. da. (2018). A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura. A Cor Das Letras, 18(3), 27–42. https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2678