O gótico no livro Literatura Brasileira: em diálogo com outras literaturas e outras linguagens
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2691Resumo
Assumindo uma hipótese segundo a qual os manuais escolares podem estar em dia com o conhecimento científico tanto quanto os textos de divulgação científica, este trabalho estuda a presença do gótico no livro Literatura Brasileira: em diálogo com outras literaturas e outras linguagens. A intenção é saber como o gótico, entendido como estética e gênero, comparece no discurso didático e de que modo (implícito ou explícito) aparece tal estética. O discurso didático de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães pode variar em novas edições, conforme a Ecdótica, sem deixar de ser condicionado pela ideologia, como postula a Análise do Discurso, ramo em que William Cereja fez doutorado. Assim, delimita-se o gótico, para saber se foi “resgatado”. O resultado da investigação é apresentado após a enumeração de passagens do texto de apresentação e dos dizeres que giram em torno de alguns literatos escolhidos pelo manual, como Álvares de Azevedo e Augusto dos Anjos. Em última análise, o objetivo deste artigo é investigar o tratamento dispensado à estética gótica, a cuja prosa o compêndio dedica um capítulo inteiro.
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