Português e Redação: imprecisão de duas disciplinas de uma disciplina só
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2802Resumo
Abordamos neste artigo a imprecisão dos currículos do Ensino Fundamental II regular de escolas públicas baianas que ofertam as disciplinas Redação e Língua Portuguesa, ou apenas Língua Portuguesa. Baseamo-nos em entrevistas feitas com professores de português da rede pública de educação do Estado da Bahia que atuam neste nível de ensino. Perguntamos que questões sobre a língua e os conteúdos de português estão na base desta imprecisão curricular. Citamos documento e autores que conceituam a língua de acordo com os seus aspectos discursivos e enunciativos, e não apenas em função de suas formas composicionais. Concluímos que as incongruências dos currículos para o ensino de português refletem os defeitos dos objetivos do ensino do português que estão postos pelo sistema escolar e que se confundem na imprecisão de duas disciplinas de uma disciplina só.
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Referências
PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática: a matéria que ninguém aprende. In: ______. Sofrendo a gramática: Ensaios sobre a linguagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.
POSSENTI E ILARI In: KIRST, Marta & CLEMENTE, Ivo. Linguística Aplicada ao Ensino de Português. 2ª ed. Porto Alegre. Mercado de Aberto. 1992, p. 12.
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