Português e Redação: imprecisão de duas disciplinas de uma disciplina só

Autores

  • Lívia Carvalho Mendonça Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Ligia Pellon de Bulhões UNEB

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2802

Resumo

Abordamos neste artigo a imprecisão dos currículos do Ensino Fundamental II regular de escolas públicas baianas que ofertam as disciplinas Redação e Língua Portuguesa, ou apenas Língua Portuguesa. Baseamo-nos em entrevistas feitas com professores de português da rede pública de educação do Estado da Bahia que atuam neste nível de ensino. Perguntamos que questões sobre a língua e os conteúdos de português estão na base desta imprecisão curricular. Citamos documento e autores que conceituam a língua de acordo com os seus aspectos discursivos e enunciativos, e não apenas em função de suas formas composicionais.  Concluímos que as incongruências dos currículos para o ensino de português refletem os defeitos dos objetivos do ensino do português que estão postos pelo sistema escolar e que se confundem na imprecisão de duas disciplinas de uma disciplina só.

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Biografia do Autor

Lívia Carvalho Mendonça, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutora em Letras - Linguística PUC-RS/PPGL - UNEB-BA/PPGEL (2014). Mestre em Letras: Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB(2009). Pós-graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS em Língua Portuguesa: Gramática (2000). Pós-graduada em LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2010). Licenciada em Letras Vernáculas, duração Plena pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Atualmente desenvolve as seguintes atividades: Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)/ Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus I; Professora do Mestrado Profissionalizante em Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Professora Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Arquivos de Escritores Baianos - GEAEB (UEFS) e é Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia- SEC, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem, Discurso, Enunciação, Comunicação (inter)cultural, Contexto Social, Sociolinguística, Oralidade, Escrita, Ensino de língua materna e Libras (letramento, surdez e aquisição de primeira e segunda língua).

Referências

PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática: a matéria que ninguém aprende. In: ______. Sofrendo a gramática: Ensaios sobre a linguagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.

POSSENTI E ILARI In: KIRST, Marta & CLEMENTE, Ivo. Linguística Aplicada ao Ensino de Português. 2ª ed. Porto Alegre. Mercado de Aberto. 1992, p. 12.

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Publicado

2018-03-07

Como Citar

Mendonça, L. C., & Bulhões, L. P. de. (2018). Português e Redação: imprecisão de duas disciplinas de uma disciplina só. A Cor Das Letras, 18(3), 166–174. https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2802