Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola

Autores

  • Márcia Regina Melchior Landim Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Onici Claro Flôres Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3482

Resumo

A criança começa a desenvolver habilidades leitoras e de escrita antes do processo de alfabetização promovido pela escola. Compreender essa aprendizagem precedente e a sua evolução possibilita, entre outras coisas, identificar - na pré-escola - que habilidades são capazes de predizer o desempenho futuro. Dessa forma, através do presente ensaio propõe-se apontar algumas estratégias que pais e professores de Pré-Escola podem utilizar a fim de favorecer a aprendizagem inicial da leitura, prestando-se tais estratégias a servir de andaimes para o desempenho proficiente em leitura e escrita posterior. Para tanto se faz uma revisão da literatura pertinente ao tema, sobretudo, em neurociências e a ela se reúne a experiência docente da pesquisadora proponente do tema focalizado.

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Biografia do Autor

Márcia Regina Melchior Landim, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduada em Pedagogia e em Letras -Português/Espanhol pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC, Pós graduação em Língua Portuguesa: Redação e oratória pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID e em Psicopedagogia Institucional, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e atualmente cursa o Doutorado em Letras pela mesma universidade, integrando o grupo de pesquisa Linguagem e cognição.Tem experiência na área de alfabetização e anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e também em gestão escolar.

Onici Claro Flôres, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduou-se em Filosofia (1970) e em Letras (1973) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 1983, concluiu seu mestrado em Educação - área de concentração - em Psicologia Educacional, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez doutorado em Letras/Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), tendo concluído essa etapa de sua formação acadêmica em 1994. Como docente do ensino básico, atuou na rede de ensino do estado do RS e na rede municipal (Porto Alegre) por mais de trinta anos, como professora de Língua Portuguesa. No III Grau, lecionou Linguística na FAPA, na ULBRA / Canoas e, atualmente, leciona no Curso de Letras e no Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. É investigadora da área de Linguística, concentração em Psicolinguística, pesquisando a respeito dos seguintes temas: leitura, leitura e sistemas de escrita, linguagem e cognição, interpretação /compreensão, alfabetização. Fez pós-doutorado (Estágio Sênior) em Psicolinguística, na Universidade do Porto - Faculdade de Letras - no grupo de pesquisa coordenado pela Prof.ª Maria da Graça Pinto.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Landim, M. R. M., & Flôres, O. C. (2019). Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola. A Cor Das Letras, 19(3), 27–37. https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3482