Do ensino de gramática à análise linguístico-visual: uma reflexão acerca de atividades com textos multimodais em livros didáticos do ensino médio

Autores

  • Andreia de Fátima Rutiquewiski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luciana Pereira Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Aneliana da Silva Prado Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3559

Resumo

linguística em textos multimodais (que, para adequação ao objeto, propõe-se a nomenclatura análise linguístico-visual). Essa prática, segundo a literatura, deve subsidiar as aulas língua materna e ocorrer em atividades de leitura e/ou escrita de textos, em substituição a um ensino centrado apenas na gramática tradicional. Para o estudo, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (BAKHTIN, 2006; MENDONÇA, 2006; DIONÍSIO 2011, 2014). Em seguida, a partir da literatura, efetivou-se um trabalho analítico-comparativo dos materiais didáticos. Os resultados confirmam que há um privilégio da exploração dos aspectos verbais em detrimento dos não-verbais, embora um dos dois manuais didáticos tenha apresentado importante parcela de textos em que há exploração de ambos os aspectos. Propõe-se, para a categorização do corpus, a formação de quatro categorias de análise: 1) texto como pretexto; 2) texto em que apenas os aspectos verbais são explorados; 3) texto em que os aspectos verbais e apenas alguns/poucos não-verbais são explorados; e 4) texto em que os aspectos verbais e não-verbais são explorados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreia de Fátima Rutiquewiski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Luciana Pereira Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professora de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aneliana da Silva Prado, Instituto Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - IA IFPR/Curitiba. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2013) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017).

Referências

ABREU-TARDELLI, Lília Santos; ODA, Lucas Sanches; TOLEDO, Salete. Português – Vozes do Mundo 1: literatura, língua e produção do texto. CAMPOS, Maria Tereza A. (Coord.). 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 [1979].

_____. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999 [1973].

BATISTA, Antônio A. Gomes; ROJO, Roxane; ZÚÑIGA, Nora Cabrera. Produzindo livros didáticos em tempo de mudança (1999-2002). In: Maria da Graça Costa Val; Beth Marcuschi. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale - Autêntica, 2008.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais +: ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 2006.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2014.

BUNZEN, Clecio; ROJO, Roxane. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: Maria da Graça Costa Val; Beth Marcuschi. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale - Autêntica, 2008.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Anália C. Português linguagens: literatura, produção de texto, gramática. 9.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola, 2011.

______. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: Luiz Antonio Marcuschi; Angela Paiva Dionísio. (Orgs.). Fala e escrita. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

______. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. DIONISIO, Angela Paiva (Org.). Recife: Pipa Comunicação, 2014. Disponível em: <http://pibidletras.com.br/serie-experimentando-teorias/ET1-Multimodalidades-e-Leituras.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2016.

GERALDI, João W. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001 [1984].

KEMIAC, Ludmila; ARAÚJO, Denise L. de. Princípios subjacentes à literatura sobre análise linguística. Leia Escola, Campina Grande, v. 10, n. 1, p. 43-58, 2010. Disponível em:<http://www.ual.ufcg.edu.br/posle/docs/arquivos/revista/volume10-Numero1-2010.pdf>. Acesso em: 01 mai. 2016.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. O texto na linguística textual. In: Ronaldo de Oliveira Batista. (Org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAROUN, Cristiane Ribeiro Gomes Bou. A multimodalidade textual no livro didático de português. 2006. 118 f. Dissertação. Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Mestrado em Linguística. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8854/1/2006_CristianeRibeiroGomesBouMaron.pdf >. Acesso em: 22 mai. 2016.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 199-226.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica: língua portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

ROJO, Roxane Helena R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SANTOS, Adriano Oliveira. Na contramão do (multi)letramento: a abordagem da “tira” em livro didático de português. Revista Icarahy, n. 7, p.44-64, 2012. Disponível em: < http://www.revistaicarahy.uff.br/revista/html/numeros/7/dlingua/versao2.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016.

SANTOS, Francisco Roberto da; SOUZA, Medianeira. Aspectos Multimodais em Editoriais da Veja. 2 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino. Anais eletrônicos. Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2008. 1 ed.

SILVA, Maria Gorette Andrade; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Multimodalidades e produção de sentidos: o livro didático de português do ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande, Paraíba. Trabalhos aprovados. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID687_14082015211716.pdf>. Acesso em: 22 mai. 2016.

TORREÃO, Alice D’Albuquerque. Texto Multimodal nas Atividades de Leitura de Livro Didático. 2014. 128 f. Dissertação. Universidade Federa da Paraíba. Programa de Mestrado em Linguística e Ensino. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/7607>. Acesso em: 22 mai. 2016.

VIEIRA, Josenia Antunes; ROCHA, Harrison da; MAROUN, Cristiane R. G. B.; FERRAZ, Janaína de Aquino. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Rutiquewiski, A. de F., Silva, L. P., & Prado, A. da S. (2019). Do ensino de gramática à análise linguístico-visual: uma reflexão acerca de atividades com textos multimodais em livros didáticos do ensino médio. A Cor Das Letras, 19(3), 117–140. https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3559