Por uma didática de leitura e produção textual: uma proposta de ensino com o gênero Relato Pessoal

Autores

  • Oscarina de Castro Silva Fontenele Universidade Estadual do Piauí-UESPI
  • Pedro Rodrigues Magalhães Neto Universidade Estadual do Piauí-UESPI

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3597

Resumo

Este artigo discute a importância e a necessidade do trabalho com gêneros textuais na escola. Mais especificamente, traz uma sugestão de ensino que contempla os eixos de leitura e produção textual com o gênero relato pessoal “Banhos de Mar”, de Clarice Lispector, pensada como proposta de intervenção para alunos de 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pública da cidade de Parnaíba-PI. Como questões norteadoras temos: “Como ensinar os alunos a produzirem um determinado gênero textual?”; “O que significa tomar o gênero textual como objeto de ensino?” O objetivo central deste artigo é apresentar uma sequência didática com o gênero relato pessoal, como material didático pensado para ampliar a competência dos alunos em leitura e produção textual. Objetiva-se, ainda, refletir sobre a natureza processual da escrita e estimular a didatização das práticas de produção textual. Para fundamentar este trabalho e alcançar os objetivos propostos, recorremos, principalmente, a Bakhtin(2011), aos PCN(BRASIL,1998), à BNCC(BRASIL, 2017), a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a Lopes-Rossi (2006), a Marcuschi (2008), a Passarelli(2012), entre outros. Com a discussão estabelecida nesse texto, esperamos munir os professores de conhecimentos teóricos e atividades práticas sobre as questões analisadas a fim de que conduzam as atividades de leitura e produção textual de forma didatizada.

Palavras-chave:  Leitura. Produção Textual. Relato Pessoal. Sequência Didática

 

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Biografia do Autor

Oscarina de Castro Silva Fontenele, Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Mestranda do Profletras, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Teresina, Brasil. Professora efetiva da Secretaria Estadual do Piauí- SEDUC-PI. Parnaíba-PI.

Pedro Rodrigues Magalhães Neto, Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Doutor em Letras Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do Profletras, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Teresina, Brasil 

 

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Fontenele, O. de C. S., & Magalhães Neto, P. R. (2019). Por uma didática de leitura e produção textual: uma proposta de ensino com o gênero Relato Pessoal. A Cor Das Letras, 19(3), 169–188. https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3597