Sendas do letramento literário pela magia do romance: resultados parciais de uma proposta de intervenção

Autores

  • Lucivania Lopes Rios Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Antonilma Almeida Castro Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade do Estado da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3744

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados parciais de uma intervenção aplicada em uma turma de 9° ano, do Ensino Fundamental, zona rural de Conceição do Coité. A ideia surgiu da inquietação diante da dificuldade dos alunos frente a leitura de textos do gênero romance. Frente a tal contexto, sentiu-se necessidade de elaboração de um trabalho com letramento literário, no desejo de contribuir para a ampliação leitora dos alunos e aproximá-los desse gênero. Para fundamentação teórica do projeto foram feitas várias consultas: Soares (2002), Kleiman (2006) e Roxo (2012) versando sobre os estudos de (multi)letramentos; Jouve (2002), Antunes (2003) e Solé (1998) discutindo a dimensão interacional da leitura; Lajolo (1988) e Cosson (2014) embasando os estudos da literatura; os PCNs (1998), Marcuschi (2008), Dolz e Schneuwly (2004) explorando a perspectiva e aplicação dos gêneros; e Bakhtin (1997), apresentando as classificações e base teórica do romance. A proposta foi organizada em Sequência Didática, norteando o trabalho de leitura do romance A menina que cavava com a caneta, de Sarah Correia, permitindo o diálogo com outras obras. A proposta centra-se na perspectiva intersemiótica, possibilitando o contato com outros gêneros e outras linguagens. Os resultados parciais apontam: a aproximação dos alunos com o romance; o estreitamentos nas relações afetivas; dinâmica nas aulas de Língua portuguesa; e percepção da importância da literatura na vida cotidiana das pessoas. Tendo em vista a função social que tem a leitura literária para a emancipação do ser, considera-se que esta proposta constitui-se uma importante alternativa para a formação do leitor.

 

Palavras-chaves: Leitura. Leitura literária. Letramento. Gênero romance.

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Biografia do Autor

Lucivania Lopes Rios, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Antonilma Almeida Castro, Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade do Estado da Bahia.

Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia, professora adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana.  Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco (1986), mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e produção de texto e na área de educação especia.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Rios, L. L., & Castro, A. A. (2019). Sendas do letramento literário pela magia do romance: resultados parciais de uma proposta de intervenção. A Cor Das Letras, 19(3), 141–158. https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3744