Sendas do letramento literário pela magia do romance: resultados parciais de uma proposta de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3744Resumo
Neste artigo, apresentamos resultados parciais de uma intervenção aplicada em uma turma de 9° ano, do Ensino Fundamental, zona rural de Conceição do Coité. A ideia surgiu da inquietação diante da dificuldade dos alunos frente a leitura de textos do gênero romance. Frente a tal contexto, sentiu-se necessidade de elaboração de um trabalho com letramento literário, no desejo de contribuir para a ampliação leitora dos alunos e aproximá-los desse gênero. Para fundamentação teórica do projeto foram feitas várias consultas: Soares (2002), Kleiman (2006) e Roxo (2012) versando sobre os estudos de (multi)letramentos; Jouve (2002), Antunes (2003) e Solé (1998) discutindo a dimensão interacional da leitura; Lajolo (1988) e Cosson (2014) embasando os estudos da literatura; os PCNs (1998), Marcuschi (2008), Dolz e Schneuwly (2004) explorando a perspectiva e aplicação dos gêneros; e Bakhtin (1997), apresentando as classificações e base teórica do romance. A proposta foi organizada em Sequência Didática, norteando o trabalho de leitura do romance A menina que cavava com a caneta, de Sarah Correia, permitindo o diálogo com outras obras. A proposta centra-se na perspectiva intersemiótica, possibilitando o contato com outros gêneros e outras linguagens. Os resultados parciais apontam: a aproximação dos alunos com o romance; o estreitamentos nas relações afetivas; dinâmica nas aulas de Língua portuguesa; e percepção da importância da literatura na vida cotidiana das pessoas. Tendo em vista a função social que tem a leitura literária para a emancipação do ser, considera-se que esta proposta constitui-se uma importante alternativa para a formação do leitor.
Palavras-chaves: Leitura. Leitura literária. Letramento. Gênero romance.
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