Reações subjetivas de estudantes da cidade de Tucano-BA às variantes não padrão da concordância verbal

Autores

  • Nilton Carlos Carmo Sousa Escola Municipal João Paulo Fragoso http://orcid.org/0000-0001-6564-9407
  • Silvana Silva de Farias Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v21i1.5221

Resumo

Este artigo com base teórica na Sociolinguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]) e na Psicologia Social (LAMBERT; LAMBERT, 1968) apresenta as reações subjetivas de estudantes da Educação Básica do município de Tucano, interior da Bahia, Brasil, sobre as variantes não padrão da concordância verbal. Com base em entrevistas e em aplicação de questionários, objetivou-se analisar a avaliação social de normas não padrão da primeira pessoa do plural (P4) e da terceira pessoa do plural (P6). Para isso, foram entrevistados oito estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, oriundos de espaços geográficos diferentes: quatro da zona rural e quatro da zona urbana. Os resultados indicam que, mesmo havendo características comuns aos dois grupos, a exemplo de os dois estarem matriculados no mesmo ano escolar, estudarem em escolas públicas e terem a mesma faixa etária, a localidade (rural-urbana) condicionou as reações subjetivas, evidenciando os participantes da localidade rural como utentes da língua mais críticos e detentores de uma avaliação sociolinguística mais aflorada.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Sousa, N. C. C., & Araújo, S. S. de F. (2020). Reações subjetivas de estudantes da cidade de Tucano-BA às variantes não padrão da concordância verbal. A Cor Das Letras, 21(1), 249–272. https://doi.org/10.13102/cl.v21i1.5221

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