Máquina de mo(v)er pátrias e brasílias: Catatau (1975) de Paulo Leminski
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v24i1.9367Palavras-chave:
Catatau, Cartesianismo, Teoria da informação, teoria cibernéticaResumo
O romance-idéia de Paulo Leminski, Catatau (2012) é, talvez, um dos textos mais excêntricos da nossa literatura. O experimentalismo radical da linguagem, a ausência de encadeamentos narrativos e, em certa medida, seu caráter aparentemente ilegível foram, ao longo de décadas, ora celebrados pela crítica mais vanguardista, ora apontados como fatores de resistência a leituras de maior fôlego. Esse ensaio, ciente das dificuldades reconhecidas desde sua publicação em 1975, opta por pontuar, em um primeiro momento, algumas relações entre os conceitos lógico-matemático cartesianos e o des-cartesanato de Catatau, para, em seguida, discutir suas implicações ético-estéticas. Além do discurso filosófico, fazemos referências à Teoria da Informação da segunda metade do séc. XX e à Teoria Cibernética, esperando colher dali intuições importantes para conjugar os elementos experimentais ao aspectos lógico-matemáticos que compõem a língua dessa obra peculiar. Acreditamos haver um atravessamento ético-estético na perspectiva de uma re-fundação dos arquétipos da nação, o que será analisado em uma terceira parte do ensaio.
Downloads
Métricas
Referências
BÍBLIA SAGRADA: Antigo e Novo testamentos. Tradução e revisão Comitê Internacional de Tradução da Bíblia King James para a língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Casa da Palavra Produção Editorial, 2012.
COMINETTI, Geder Paulo Friedrich. A noção de linguagem em Descartes: ensaio sobre o conceito de linguagem na filosofia dualista de René Descartes. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) – UNIOESTE, Toledo (PR), 2013. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2052. Acesso em: 1 abr. 2023.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
DESCARTES, René. Discurso do Método. Trad. Maria Ementina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LEITE, Elizabeth Rocha. Leminski: o poeta da diferença. São Paulo: Edusp, 2012.
LEMINSKI, Paulo. Catatau: um romance-ideia São Paulo: Iluminuras, 2012.
LEMINSKI, Paulo. Quinze pontos nos iis. In:_____. Catatau. São Paulo: Iluminuras, 2012b. p. 215-218.
LEMISNKI, Paulo. Descordenadas artesianas, In:_____. Catatau. São Paulo: Iluminuras, 2012a. p. 211-214.
RISÉRIO, Antônio. Catatau: cartesanato. In: LEMINSKI, P. Catatau. São Paulo: Iluminuras, 2012. p. 226-233.
SANDMAN, Marcelo (org.). A pau a pedra a fogo a pique: Dez estudos sobre a obra de Paulo Leminski. Curitiba: Secretaria de estado da Cultura, 2010.
RIBEIRO, Leo Gilson. Um Catatau. Felizmente. In: LEMINSKI, P. Catatau. São Paulo: Iluminuras, 2012. p. 224-226.
CAMPOS, Haroldo. Uma Leminskíada barrocodélica, In: LEMINSKI, P. Catatau. São Paulo: Iluminuras, 2012. p. 235-239.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Cor das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.