Metassíntese qualitativa sobre os estudos autoetnográficos na formação de professores de línguas estrangeiras (2010-2022)
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v25i3.9508Palavras-chave:
Autoetnografia. Formação. Línguas Estrangeiras. Autorreflexão.Resumo
Este trabalho visa mapear estudos cujas metodologias de pesquisa na Linguística Aplicada que considerem a autoetnografia como base de estudos na formação do professor de Línguas Estrangeiras. Buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar futuras pesquisas de campo. A metodologia utilizada é uma metassíntese qualitativa de pesquisas em Língua Portuguesa de estudos publicados entre 2010 e 2022 no banco de Teses e Dissertações da Capes e no Google Acadêmico. Discorremos sobre as definições, conceitos e metodologias presentes nas pesquisas mapeadas. Os resultados destacam o adensamento das ferramentas metodológicas usadas nos trabalhos e aproximações com estudos que têm se debruçado sobre o papel da reflexão nas experiências emocionais presentes no ensino/aprendizagem e na formação de professores de línguas.
Downloads
Métricas
Referências
ABREU, D. C. O inglês à flor da pele: investigando a construção discursiva das experiências afetivas em trajetórias de aprendizagem de Língua Inglesa. 2018. 267f. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos da Linguagem) - Programa de Pós graduação em Estudos da Linguagem, Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
ADAMS, T. E., JONES, S. H., & Ellis, C. Autoethnography. Oxford: Oxford University Press, 2015
ARAÚJO, J. N. de M. Formação inicial de professores de espanhol no Projeto Casas de Cultura no Campus: ecologia de saberes e letramento crítico. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018
ARAGÃO, R. C. Cognição, emoção e reflexão na sala de aula: por uma abordagem sistêmica do ensino/aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, 2005, p. 101-122.
ARAGÃO, R. C. São as histórias que nos dizem mais: emoção, reflexão e ação na sala de aula. 2007. 287 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
ARAGÃO, R. Beliefs and emotions in foreign language learning. System (Linkoping), v. 39, p. 302-313, 2011.
ARAGÃO, R. Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 83-112, 2017.
ARAGÃO, R. C.; DIAS, I. A. F. Tecnologias digitais, biologia do conhecer e pesquisa-ação no ensino de línguas. Texto Livre, v. 11, p. 135, 2018.
ARAGÃO, R. Linguajar e emocionar os tempos de crise na formação de professores de línguas. In: MAGNO E SILVA, W; SILVA, W; CAMPOS, D. M. (Org.). Desafios da Formação de Professores na Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 241-274.
ASSIS, J.F. de. “EU, CAÇADORA DE MIM”. O PERCURSO DE FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE ESPANHOL. 2018. 214f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) - Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018
BARCELOS, A. M. F.; AUTOR. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, p. 506-531, 2018.
BORDINI, M.; GIMENEZ, T. Estudos sobre inglês como lingua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. Signum: Estudos da Linguagem, v.17, n.1, 2014, p. 10-43
BOTTURA, E. B. “Como é no seu país?" Estudo autoetnográfico de uma prática pedagógica em português Língua de aceitação para mulheres migrantes no Brasil: implicações para a formação de professores. 2019. 247f. Tese (Doutorado em Linguística) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2019
CAJAZEIRA, R. V. Emoções nas Identidades de professores-estudantes do PARFOR/Inglês. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus 2015. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201360041D.pdf Acesso: 15 de Mar., 2021.
FADINI, K.A. AUTOETNOGRAFIA E PROCESSOS DE SUBJETIFICAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: (TRANS)FORMAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS. 2020. 265 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santos, Vitória, 2020
FONTES, E. N. R. Professora de inglês em formação inicial no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexões sobre avaliação, letramentos e cidadania. 2021, 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Alagoas, Sergipe, 2021
GONÇALVES. A. R.; BEATO-CANATO, A. P. M. O exercício de “proximidade crítica” na formação de professores de línguas como um aceno aos inéditos viáveis. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, ano 20, n. 2, AG6, 2021.
LEMOS, L. S. Estratégias de Ensino/aprendizagem com o WhatsApp: emoções e multiletramentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510112D.pdf Acesso: 14 de Jun., 2021
LIMA, J. C. M. de. Perspectivas dialógicas e decoloniais sobre identidade e formação docente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo autoetnográfico. 2020. 141 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Sergipe, 2020.
LOPES, F. C. Ensino de Língua Inglesa e letramento crítico em tempos neoliberais: autoetnografia de um professor em formação. 2020. 144f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Sergipe, 2020.
MALTA, L. S. ALÉM DO QUE SE VÊ: EDUCAÇÃO CRÍTICA E LETRAMENTOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE INGLÊS COM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santos, Vitória, 2019
MENDONÇA, J. T. de. “FALA, PROF!: PROFESSORES EM DIÁLOGO (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO”: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA CONTADO PELO VIÉS DA AUTOETNOGRAFIA. 2021. 163f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2021.
MOTA-PEREIRA, F. Uma análise autoetnográfica sobre uma proposta decolonial de
ensino de Estágio Supervisionado. Indagatio Didactica, vol. 14 (1), julho 2022
https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29599
MARTINS, S. T. A. O Impacto do PDPI nas emoções-identidades de professores de inglês. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Santa Cruz, 2017. Available at: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510118D.pdf Access: May 12th, 2021.
MARTINS, S. T. de A., SOUZA, N. E. S., ARAGÃO, R. C. METASSÍNTESE QUALITATIVA SOBRE OS ESTUDOS DE CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADE (2009-2015). fólio, 9(2)., 2018. https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2816
ONO, F. T. P. A formação do formador de professores: uma pesquisa autoetnográfica na área de língua inglesa. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.8.2017.tde-12052017-153239.
OLIVEIRA, N. P. O ensino de inglês em escolas públicas além do verbo To Be: utilizando a língua como instrumento de construção de sentidos. 2020. Monografia (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Federal de Sergipe, 2020
PARDO, F. da S. Ensino de línguas, letramentos e desenvolvimento crítico na escola pública: observações e auto-observações. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.8.2018.tde-28082018-133114. Acesso em: 2021-08-11.
PROCÓPIO, R. B.; REZENDE, R. E. de. As possibilidades e potencialidades do ensino de línguas estrangeiras na educação básica. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 3, edição especial, p. 522-537, set./dez. 2021
RUOHOTIE-LYHTY, M.; AUTOR.; PITKÄNEN-HUHTA, A. Language teacher identities as socio-politically situated construction: Finnish and Brazilian student teachers’ visualisations of their professional futures. Teaching and Teacher Education, v. 100, p. 103270, 2021.
SANTANA, M.O. de L. Um entrelugar para os multiletramentos no ensino e aprendizagem de línguas em ambientes digitais. 2020. 357f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) - Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
SILVA, R. B. da. Interpretações: autobiografia de uma pesquisa sobre letramento literário em língua inglesa. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.8.2012.tde-19042013-095608. Acesso em: 2021-08-11.
SOARES, W. R. DES(RE)TERRITORIALIZAÇÕES DA MINHA IDENTIDADE DOCENTE REGISTRADAS EM DIÁRIOS-REFLEXIVOS: (DES)ENCONTROS COM
A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA. Revista Humanidades e Inovação - Palmas - TO - v.9, n.09, 2022.
SOUZA, J. S. de; OLIVEIRA, D. V. GÊNEROS, SEXUALIDADES E LÍNGUA(GENS): CONCEITOS PLURAIS PARA ABORDAGENS DECOLONIAIS NAS AULAS DE INGLÊS. Ilha do Desterro v. 75, nº 3, p. 187-210, Florianópolis, set/dez 2022
SILVA, F. F. Emoções na Formação Inicial de Professores de Espanhol. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2020. Available at: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201810100D.pdf Access: May 10th, 2021.
SOUZA, N. E. Emoções entre o ser-aluno e o ser-professor: transformações entre o aprender e ensinar. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510116D.pdf Acesso: May 10th, 2021.
SOUZA, T. A. Jogos Teatrais na formação continuada de docentes de Línguas Estrangeiras: uma pesquisa colaborativa no contexto do ensino médio. Dissertação ( Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2021
TONIN, J. P. Ideias decoloniais sobre minha práxis: autoetnografia de uma professora de inglês. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
WILDT, A. P. A. AUTOETNO(FOTO)GRAFIA: PESQUISA E FORMAÇÃO EM MODO SELFIE. Revista Intersaberes, vol. 17, nº 14, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Cor das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

