This is America, narrativas de um Corpo-Testemunho: processos de sentido, frente ao lugar socioideológico de corpos pretos

Autores

  • Pedro Henrique Corrêa Victor Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v26i2.11340

Palavras-chave:

Corpo-Testemunho, Letramento Racial, Memória Preta, Racismo, Diáspora

Resumo

Este artigo analisa o videoclipe “This is America”, de Childish Gambino, utilizando a pesquisa narrativa e a arqueologia foucaultiana do saber para explorar o conceito de “Corpo-Testemunho”. Através da crítica visual e simbólica, a obra é interpretada como uma forma de letramento racial, revelando as realidades da violência e do racismo sistêmico enfrentados pelos corpos pretos. O videoclipe é lido como uma crítica às estruturas de opressão racial nos Estados Unidos, onde imagens de violência, dança e cultura de massa se entrelaçam para evidenciar as contradições na experiência dos corpos pretos em uma sociedade que tanto consome quanto marginaliza a cultura preta. A narrativa individual e coletiva da diáspora preta emerge como um elemento central no artigo, enfatizando como o “Corpo-Testemunho” territorializa essas vivências e resistências, transformando a memória em uma ferramenta de luta e ressignificação. O artigo ainda reflete sobre o papel do racismo estrutural e a forma como ele molda a experiência preta, propondo que a memória coletiva e a resistência cultural funcionem como meios essenciais de preservação da identidade e da autonomia dos corpos pretos no contexto socioideológico contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CLANDININ, D. J.; CAINE, V.; ESTEFAN, A.; HUBER, J.; MURPHY, M. S.; STEEVES, P. Places of practice: learning to think narratively. Narrative works: issues, investigations & interventions, v. 5, n. 1, p. 22-39, 2015.

CLANDININ, D. J. Engaging in Narrative Inquiry. New York: Routledge, 2013.

CLANDININ D. J., & CONNELLY, F. M. (2000). Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. Jossey-Bass.

DEWEY, John. Experience and Education. New York: Kappa Delta Pi, [1938] 1997.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 1969.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. p. 147.

MARTINS, Leda. Performances da Oralitura: corpo, lugar de memória. Uni- versidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Letras. no 26. Língua e Literatura.

NASCIMENTO, Abdias do. Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista. São Paulo: Selo Negro Edições, 2019.

Rocha, E. da S., & Levy, S. D. (2021). “This is America”: a era Jim Crow e os lugares de memória da guerra de secessão na arte visual de Hiro Murai. Visualidades, 19, 6. Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.

O menino Pedro. Dramaturgia Aruanda. Editora Dialética, 2023. p. 6.

Downloads

Publicado

2026-03-08

Como Citar

Corrêa Victor, P. H. (2026). This is America, narrativas de um Corpo-Testemunho: processos de sentido, frente ao lugar socioideológico de corpos pretos. A Cor Das Letras, 26(2). https://doi.org/10.13102/cl.v26i2.11340