APAGAMENTO DA OCLUSIVA DENTAL NO DIALETO DO BREJO PARAIBANO: UMA REGRA VARIÁVEL

Auteurs

  • Rubens Marques de Lucena UEPB
  • Denise Cunha de Vasconcelos UEPB

DOI :

https://doi.org/10.13102/cl.v8i1.1579

Résumé

presente pesquisa, fundamentada no modelo teórico da sociolin-güística quantitativa, versa sobre o apagamento da oclusiva dental /d/ nos grupos “ndo”, na língua falada na região do Brejo da Paraíba. Os dados fo-ram extraídos de um corpus composto por registros de fala de 6 informantes residentes naquela região. As entrevistas, gravadas em situações naturais de interação social, foram realizadas com base em questões voltadas para os in-teresses de cada informante, de acordo com as informações contidas em uma ficha social. Em seguida, os dados coletados foram submetidos a um tratamento computacional, através do software GOLDVARB X. Como re-sultados preliminares, o software apontou as seguintes variáveis como rele-vantes para o fenômeno em estudo: classe de palavras, sexo e contexto foné-tico-fonológico anterior. Além disto, observou-se que há maior ocorrência da manutenção da oclusiva dental /d/ na fala dos informantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

MARTINS, Iara Ferreira de M. Apagamento da oclusiva dental /d/ no grupo “ndo” na fala de João Pessoa. Dissertação (Mestrado em Letras). – Universidade Federal da Paraíba, 2001.

MARTINS, Iara Ferreira de M. Apagamento da oclusiva dental /d/: perspectivas variacio-nistas e fonológicas. In: HORA, Dermeval. Estudos sociolingüísticos: perfil de uma comunidade. Santa Maria: Pallotti, 2004.

MELO, Gladstone Chaves de. A língua do Brasil. Rio de Janeiro: Agir, 1946.

MOLICA E MATTOS, Paula B. Dois processos de assimilação fonológica no português falado semi-espontâneo do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado). – Universidade Federal do Rio de Janei-ro, 1989.

SILVA NETO, Serafim da. História da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros de Portugal, 1970.

SILVA, Giselle M. de Oliveira; PAIVA, Maria da Conceição A. Visão de conjunto das variáveis sociais. In: SILVA, Giselle M. de Oliveira; SCHERRE, Maria Marta P. Padrões sociolingüísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

Téléchargements

Publiée

2017-03-04

Comment citer

de Lucena, R. M., & de Vasconcelos, D. C. (2017). APAGAMENTO DA OCLUSIVA DENTAL NO DIALETO DO BREJO PARAIBANO: UMA REGRA VARIÁVEL. A Cor Das Letras, 8(1), 231–240. https://doi.org/10.13102/cl.v8i1.1579