Corpo e espaço hoje: que discursos enunciam?

Auteurs

  • Lucas Nascimento Silva Universidade Estadual de Feira de Santana http://orcid.org/0000-0001-8642-4397
  • Marisa Martins Gama-Khalil Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcia Valéria Cozzani Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.13102/cl.v22iEsp..7769

Mots-clés :

Corpo, Discurso

Résumé

A proposta deste dossiê em Estudos Discursivos é problematizar a relação corpo e espaço na atualidade, considerando seus diversos modos de enunciar, sejam como objetos distintos e inter-relacionados ou como um único objeto discursivo que se constitui não de modo dicotômico, mas nas múltiplas formas de se manifestar na dispersão dos discursos. Seja qual for a perspectiva, entendemos que não é possível pensar um sem o outro, mas importa dar visibilidade a uma dobra, ao movimento de um no/pelo outro, atravessado pela rápida temporalidade do aqui-agora. Nos corpos e espaços, inscrevem-se valores, leis, regras, normas que delineiam verdades, produzem subjetividades, acusando cada movimento realizado, cada percepção dos acontecimentos, cada instância de diferenciação, agrupamento e delimitação. Corpo nu, negro, feminino, trans, violentado, mascarado, infame, docilizado, indignado, nas mídias, nas ruas, nas instituições. Por qualquer perspectiva discursiva, tomemos este desafio, em tempos de pandemia, de isolamento social, de medos que insurgem, de dar visibilidade aos discursos que enunciam esses corpos e espaços hoje.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Lucas Nascimento Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). Doutor em Língua e Cultura (UFBA).

Marisa Martins Gama-Khalil, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2001). Atualmente, é professora da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas/CNPq e pesquisadora Produtividade em Pesquisa - CNPq. 

Márcia Valéria Cozzani , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Formação de Professores (CFP). 

Références

.

Téléchargements

Publiée

2022-02-17

Comment citer

Silva, L. N., Gama-Khalil, M. M. ., & Cozzani , M. V. . (2022). Corpo e espaço hoje: que discursos enunciam?. A Cor Das Letras, 22(Esp.), 1–3. https://doi.org/10.13102/cl.v22iEsp.7769

Numéro

Rubrique

Apresentação do Dossiê