Improviso, ensaio e expansão: reflexões sobre escola e educação pós-pandemia

Authors

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Keywords:

Tecnologias digitais, Ensino remoto, Formação de professores

Abstract

Este texto de cunho ensaístico discute questões sobre educação e tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial (ERE), nos tempos mais duros da pandemia da Covid-19, confrontando as questões surgidas nesse contexto – improviso e ensaio – com experiências passadas e ideias para o futuro próximo – expansão. Aspectos como a precariedade infraestrutural e a formação de professores são importantes para esta reflexão, que alude a exemplos e a relatos que ocorreram durante e depois da fase mais difícil da crise sanitária. Pensa-se em uma escola expandida, partindo da crítica ao “híbrido” (tal como vem sendo apropriado) e propondo uma visão multimodal das experiências e dos ambientes de ensino e aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Ana Elisa Ribeiro , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), docente do bacharelado em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e do ensino médio. Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Pesquisadora do CNPq.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Homologada. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>Acesso em: 2 nov. 2019.

JUNQUEIRA, Eduardo. A EaD, os desafios da educação híbrida e o futuro da educação. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de M. Tecnologias digitais e escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2020. p. 31-39.

RODRIGUES, Ione A. N. O mundo muda, a avaliação muda: reflexões sobre a avaliação da aprendizagem remota. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de M. Tecnologias digitais e escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2020. p. 44-54.

TOMADON, Mariana da S. Letramento digital na formação de professores de Letras egressos da Educação a Distância. Dissertação (Qualificação de Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos), Universidade do Estado do Mato Grosso, 2021.

Published

2022-12-28

How to Cite

Ribeiro , A. E. . (2022). Improviso, ensaio e expansão: reflexões sobre escola e educação pós-pandemia. A Cor Das Letras, 23(3), 317–325. Retrieved from https://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9139

Issue

Section

Artigos em Fluxo Contínuo