Multissensorialidade no ensino de física: por quais sentidos estamos caminhando?
DOI:
https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10412Resumo
A didática multissensorial proposta por Miquel Soler compreende um método pedagógico que utiliza todos os sentidos humanos possíveis para captar informações do meio que nos cerca. Soler defende que a multissensorialidade aponta caminhos viáveis para a inclusão de alunos com deficiência visual (cegos e com baixa visão). Com isso, torna-se uma ferramenta para o ensino e aprendizagem, pois permite explorar os demais sentidos, além da visão, na construção do conhecimento. Nesse viés, o presente artigo tem como objetivo abordar sobre possíveis potencialidades da utilização desta didática a fim de contribuir para pesquisas na área de ensino de física de maneira que as tornem mais acessíveis e inclusivas. Para debatermos a pergunta do título é realizada uma busca por artigos na plataforma Google Acadêmico publicados nos últimos cinco anos, 2019 a 2023, destacando as atividades mais recentes da área que envolvam a multissensorialidade voltadas à inclusão de alunos com deficiência visual.
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