USO DE LABORATÓRIOS CASEIROS E APOSTILA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE FÍSICA

USE OF HOME LABORATORIES AND EXPERIMENTAL TEXTBOOK FOR PHYSICS TEACHING

Autores

  • Warlle de Almeida Esteves Centro Universitário U:VERSE, Rio Branco, Acre, Brasil.
  • Marcelo Castanheira da Silva Universidade Federal do Acre, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Rio Branco, Acre, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9304

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor a utilização de uma apostila experimental e a construção de laboratórios caseiros no ensino de Física. O público-alvo consistia em alunos e professores de todos os 22 municípios do estado do Acre em 2015, região amazônica do Brasil, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e cujo projeto se intitulava Expedição Científica. A apostila “O Lado Brilhante da Física”, de autoria própria, contém 19 atividades experimentais e foi aplicada no referido projeto. Os experimentos abordaram conteúdos de Cinemática, Dinâmica, Termodinâmica, Gases, Eletromagnetismo, Ondas e Óptica, auxiliando a fortalecer a aplicação da aprendizagem significativa que foi embasada nas teorias de Ausubel e Vygotsky. Os resultados mostraram que os experimentos contribuíram na melhoria da alfabetização científica dos alunos, especificamente na identificação e interpretação da associação entre fatos cotidianos e fatos científicos. No caso dos professores houve uma conscientização da necessidade de incluir no planejamento a realização de aulas experimentais. Também foi constatada uma evolução na interação entre alunos e professores ao longo das atividades desenvolvidas nos minicursos, oficinas e palestras, conduzindo a um melhor desempenho na execução e demonstração dos experimentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-10-2022

Como Citar

de Almeida Esteves , W. ., & Castanheira da Silva, M. . (2022). USO DE LABORATÓRIOS CASEIROS E APOSTILA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE FÍSICA: USE OF HOME LABORATORIES AND EXPERIMENTAL TEXTBOOK FOR PHYSICS TEACHING. Caderno De Física Da UEFS, 20(02), 2501.1–17. https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9304

Edição

Seção

Comunicação em Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)