FRAGMENTOS DE IDEIAS SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA E RE-EXISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2987Resumo
O presente artigo, como já revela seu título, está constituído por notas esparsas, ou seja, não necessariamente atreladas por uma sintaxe de silogismos, premissas e conclusão, estando porém conectadas pelo interesse no ensino de filosofia. A primeira, ideias-flecha, trata da necessidade de um ensino de filosofia que se configure como experiência, que atravesse os estudantes como uma flecha, que os afete. A segunda nota, ideias-signo, é sobre o conceito deleuziano de aprendizagem, como decifração de signos. A terceira, ideias-possível, trata da contraposição entre realização de possíveis e criação de possíveis. Segundo Deleuze, é necessário que os possíveis (e no nosso caso, no ensino de filosofia) sejam criados, eles não estão dados a priori. A quarta nota, ideias-afeto, trata de conectar o conceito de afeto spinozano com a possibilidade de um aprendizado que atravesse o corpo. E por fim o que poderia ser um ensino de filosofia como re-existência.