O POETA E A CIDADE

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PIXO A PARTIR DE WALTER BENJAMIN

Autores

  • Ulisses Vaccari UFSC

DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i52.12385

Palavras-chave:

Pixo, Alegoria, Flanerie.

Resumo

O artigo visa tecer algumas interpretações sobre a prática do pixo, tal como observada na cidade de São Paulo, tendo como base alguns conceitos de Walter Benjamin, tais como: verticalização da literatura, alegoria e flânerie, a partir das obras Rua de mão única, Origem do drama barroco alemão e Passagens. Estas obras proporcionam um arcabouço crítico para se pensar a relação entre o poeta e a cidade, numa aproximação do que hoje se entende por arte urbana, na qual se inclui o ato da pichação ou pixo. O pichador, nesse sentido, é entendido como um flâneur, no sentido baudelairiano, que se inspira nas ruas da cidade, ao mesmo tempo que lança um olhar alegórico sobre ela, caracterizado como um ato de profanação do sagrado ou de esvaziamento do simbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. Tradução de José Lino Grünnewald. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Editora Abril, 1975.

_____. Briefe I. Herausgegeben und mit Anmerkungen versehen von Gershom Scholem und Theodor W. Adorno. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1978.

_____. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. In: “Obras Escolhidas”, vol. III. São Paulo: Editora Brasiliense, 2000.

_____. Infância berlinense: 1990. Tradução de João Barrento. São Paulo: Autêntica, 2013.

_____. Origem do drama trágico alemão. Tradução de João Barrento. São Paulo: Autêntica, 2011.

_____. Passagens. Trad. Irene Aron. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

_____. Rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2023.

BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. Tradução de José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac & Naif, 2008.

CAMPOS, A. de, PIGNATARI, D., CAMPOS, H. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1974.

JOÃO do RIO. A alma encantadora das cidades. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LÖWY, M. Aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2005.

OPITZ, M./WIZISLA, E. (Org.) Benjamins Begriffe. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2011.

WAINER, J., OLIVEIRA, R. de (direção), Pixo (Documentário). São Paulo: Sindicato Paralelo, 2010.

Downloads

Publicado

2025-11-24