Ensino de língua, práticas de linguagem e tecnologias: dimensão ética e responsabilidade social

Autores

  • José António Marques Moreira Universidade Aberta de Portugal
  • Obdália Santana Ferraz Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Úrsula Cunha Anecleto Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Ensino de língua; práticas de lingaugem; tecnologias da informação e comunicação

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
270
Dec 28 '22Dec 31 '22Jan 01 '23Jan 04 '23Jan 07 '23Jan 10 '23Jan 13 '23Jan 16 '23Jan 19 '23Jan 22 '23Jan 25 '237.0
| |

Biografia do Autor

José António Marques Moreira, Universidade Aberta de Portugal

Possui doutorado em Ciências Sociais-Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2009). Atualmente é Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde desempenha, desde 2014, as funções de Diretor da Delegação Regional do Porto. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, também funções como Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta.

Obdália Santana Ferraz Silva, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutorado em Língua e Cultura (PPGLinC), pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa PNPD-CAPES (Edital 02/2019). Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2012). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Graduação em Licenciatura Plena em Letras: Habil. Port./Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Atualmente, é professora do Curso de Letras/Português da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XIV; professora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, do Campus XIV/ UNEB, Linha de Pesquisa 1: Educação, Linguagens e Identidade; professora do PPGEDUC/UNEB, Campus I, Linha de Pesquisa 4: Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET).

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutora no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, na linha de pesquisa Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEDUC/UNEB). Doutora em Educação, na linha de pesquisa Estudos Culturais, pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (PÓS-CRÍTICA/UNEB). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, é professora Adjunta no Departamento de Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU/UEFS), no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UEFS). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET UEFS).

 

Referências

Não se aplica

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

António Marques Moreira, J., Santana Ferraz Silva, O., & Anecleto, Úrsula C. (2022). Ensino de língua, práticas de linguagem e tecnologias: dimensão ética e responsabilidade social. A Cor Das Letras, 23(3), 3–6. Recuperado de https://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9135

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê