Webletramiento: cronotopías, exotopías, desafíos contemporáneos del profesor de E/LE

Autores

  • Robério Periera Barreto UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1585

Resumo

En este ensayo discuto los desafíos contemporáneos presentes en la formación de profesores E/LE. A partir de algunas cuestiones teóricas sobre las nuevas necesidades que demanda la formación de profesores de E/LE, por lo tanto, resulta necesario requerir la aproximación de profesores de la educación básica, especialmente los que trabajan en la enseñanza y aprendizaje de E/LE,  hacia la idea de que por medio del uso didáctico y pedagógico de los instrumentales tecnológicos y digitales conectados es posible ampliar las estrategias de enseñanza y las destrezas de los alumnos para aprender una lengua extranjera.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Robério Periera Barreto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui primeira graduação em Letras Português e Inglês e Respectivas literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2000), segunda graduação em Letras - Língua Espanhol e Literaturas Hispano-americanas, pela mesma IES (2003), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente, é professor Adjunto, da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência no ensino-aprendizagem com Tecnologias Digitais, Gêneros Textuais Digitais - Letramentos digital e literário; Webletramento na perspectiva da Linguística de Internet com ênfase em cultura escrita e interações em rede sociais. Atuou em 2015 como professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - UEFS com as disciplinas de Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional e Produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa em parceria com o Professor Doutor em Letras, Patrício Nunes Barreiros.

Referências

BARRETO, Robério Pereira. Weblogs e as práticas internacionais de escrita: webletramentos. Salvador, 2013. (tese de doutorado).

GARCÍA, Germán Ruipérez García. La enseñanza de lenguas asistida por ordenador (ELAO). In: Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (l2)/lengua extranjera (LE). 2. ed. Madrid, 2005.

LIMA, Diógenes Cândido. Ensino aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

RICHARDS, Jack C.; Renandya, Willy A. Methodology in language teaching: Anthology of Current practice. New York, Cambridge Press, 2002.

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Barreto, R. P. (2018). Webletramiento: cronotopías, exotopías, desafíos contemporáneos del profesor de E/LE. A Cor Das Letras, 18(3), 267–274. https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.1585