Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Andréia Francisca Moura Universidade Federal do Tocantins (UFT) Secretaria de Educação do Estado do Tocantins
  • Aline Barbosa Rodrigues Universidade Federal do Tocantins (UFT) Secretaria de Educação do Estado do Tocantins
  • Lívia Chaves Melo Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus de Porto Nacional

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.2047

Resumo

Neste artigo, apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida com professoras matriculadas em um mestrado profissional para educadores e responsáveis pelo ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas brasileiras de ensino básico. Analisamos como as referidas profissionais compreendem os processos de alfabetização e de letramento, além de lidarem com essas noções teóricas no próprio local de trabalho. Analisamos ainda uma diretriz curricular em fase de aprovação pelo governo brasileiro, a qual regulamentará os conteúdos disciplinares e habilidades a serem trabalhados em cada etapa do ensino básico. Ao final do artigo, compartilhamos uma atividade pedagógica de análise linguística, considerando a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa como disciplinas catalisadoras de conteúdos e saberes diversos. A atividade se configura como uma resposta aos desafios identificados nos dizeres das professoras e da diretriz curricular focalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras), no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Na graduação, leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e formação de professores. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. É Segundo Secretário da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB (Biênio 2016-2017). 

Andréia Francisca Moura, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Secretaria de Educação do Estado do Tocantins

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.

Aline Barbosa Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Secretaria de Educação do Estado do Tocantins

Aluna do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.

Lívia Chaves Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus de Porto Nacional

Possui Licenciatura dupla em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa - 2006), Especialização em Leitura e Produção Escrita (2008), Mestrado em Ensino de Língua e Literatura (2011) e Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura (2015) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/CAPES). Em 2013 desenvolveu pesquisa de doutorado na The Polytechnic University of Hong Kong ? (PolyU). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Universitário de Porto Nacional, com regime de trabalho de Dedicação Exclusiva. No Curso de Licenciatura em Letras: Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, leciona as disciplinas na área de Língua Inglesa e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e Literaturas. Atua no campo da Linguística Aplicada, tendo interesse principalmente pelos seguintes temas: Formação de professores, Estudos do Letramento, Avaliação ou elaboração de materiais didáticos, Gêneros do discurso/gêneros textuais.

Referências

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. In: Questões de estilística no ensino da língua: Mikhhail Bakhtin. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 23 - 43.

BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacies: Reading and Writing in One Community. London: Routledge, 2012.

BECHARA, E. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? 10ª edição. São Paulo: Ática, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2017.

KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Revista Signo. Santa Cruz do Sul: UNISC, v. 32 n. 53, p. 1-25, 2007.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 15 - 61.

KOMESU, F.; TENANI, L. Considerações sobre o conceito de “internetês” nos estudos da linguagem. Linguagem em (Dis)curso. Palhoça: UNISUL, v. 9, n. 3, p. 621 - 643, 2009.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016.

LUCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teóricos e Metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, L. A. Aula de Inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

POMBO, O. Práticas interdisciplinares. Sociologias. Porto Alegre: UFRGS, ano 8, n. 15, p. 208-249, 2006.

SILVA, W. R. Estudo da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: Eduem, 2011.

_____. Fortalecimento de letramentos de professoras: um estudo no Mestrado Profissional em Letras. Letras & Letras. Uberlândia: UFU, v. 32, n. 2, p. 314-337, 2016.

_____. Formação sustentável do professor no mestrado profissional. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Anped, v. 22, n. 70, p. 708-731, 2017.

_____; Sousa, W. B.; Araújo, S. F. De C. Construção de saberes no Mestrado Profissional em Letras: uma experiência compartilhada. Leia escola. Campinas Grande: UFCG, 2017. (no prelo)

_____; GUIMARÃES, E. V.; MEDEIROS, I. A. 2018. Construção de objetos de conhecimento para aulas de língua portuguesa no mestrado profissional em letras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG. 2018. (submetido)

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Anped, n. 25, p. 5-17, 2004.

_____. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Tradução de José Carlos P. de Almeida Filho. Campinas, SP: Pontes, 2ª edição, 2005.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Silva, W. R., Moura, A. F., Rodrigues, A. B., & Melo, L. C. (2019). Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras. A Cor Das Letras, 19(3), 201–218. https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.2047