A escrita sob o olhar do aluno no ensino médio: representações e reflexões

Autores

  • Dalve Oliveira Batista-Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP http://orcid.org/0000-0002-9133-3446
  • Dimas Henrique Pereira de Oliveira Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2687

Resumo

A prática de escrita no Ensino Médio (EM) é temática de muitas pesquisas (KLEIMAN, 2007) que se preocupam com o processo de ensino e aprendizagem dessa tecnologia. Essas pesquisas elucubram a relevância de uma visão reflexiva e crítica para esse ambiente escolar. Batista-Santos (2017) constatou em sua pesquisa que a falta da proficiência escritora dos ingressantes no Ensino Superior (ES) se dá pela forma com que as capacidades escritoras são trabalhadas e desenvolvidas no EM. Nesse contexto, a pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista e se insere na área da Linguística Aplicada que, baseada nos Novos Estudos do Letramento (LEA e STREET, 1995, 2010, 2012; KLEIMAN 1995, 2007; SOARES, 2009) e pesquisadores da área de escrita (DOLZ e SCHNEUWLY, 2010; FIAD, 2011, 2015; BATISTA-SANTOS, 2017; dentre outros), busca investigar as representações de alunos do EM acerca de suas competências escritoras, levando em consideração o seu ingresso no Ensino Superior (ES). Para tanto, utilizamos a entrevista semiestruturada por ser uma técnica introspectiva, composta por questões discursivas e aplicadas aos alunos da rede estadual de ensino, no município de Palmas, no estado do Tocantins. Destarte, acreditamos que o estudo será relevante por possibilitar importantes reflexões a respeito das práticas de escrita utilizadas por alunos no EM. Além disso, essa pesquisa contribuirá para a identificação de possíveis problemas que permeiam o sistema educacional de ensino, no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalve Oliveira Batista-Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Assistente II, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus de Porto Nacional-TO, lotada no curso de Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas.

Dimas Henrique Pereira de Oliveira Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus de Porto Nacional-TO.

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Batista-Santos, D. O., & Silva, D. H. P. de O. (2018). A escrita sob o olhar do aluno no ensino médio: representações e reflexões. A Cor Das Letras, 18(3), 10–26. https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2687

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)