Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário

Autores

  • Walmeria Oliveira Dantas Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Alana de Oliveira Freitas El Fahl

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2839

Resumo

Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado  Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com foco na pesquisa-ação, que apresenta uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática aplicada à leitura e a escrita de haicais, inspirados em fotografias autorais. Com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana/BA. Neste recorte apresentamos a Sequência Didática e parte do material didático utilizado durante a intervenção. Os resultados obtidos durante o estudo evidenciaram a importância da utilização de materiais didáticos que dialoguem com a realidade e as experiências de vida dos alunos, possibilitando-os a aprendizagem na perspectiva do Letramento Literário.

Palavras chave: Letramento literário. Haicai. Sequência Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO, D. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, jan/jul 2013.

BAKTHIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina G. G. Pereira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTHES, Roland. A Câmera Clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Casteñon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Dantas, W. O., & El Fahl, A. de O. F. (2018). Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário. A Cor Das Letras, 18(3), 85–103. https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2839