Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2839Resumo
Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com foco na pesquisa-ação, que apresenta uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática aplicada à leitura e a escrita de haicais, inspirados em fotografias autorais. Com o objetivo de contribuir para o aumento dos níveis de letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana/BA. Neste recorte apresentamos a Sequência Didática e parte do material didático utilizado durante a intervenção. Os resultados obtidos durante o estudo evidenciaram a importância da utilização de materiais didáticos que dialoguem com a realidade e as experiências de vida dos alunos, possibilitando-os a aprendizagem na perspectiva do Letramento Literário.
Palavras chave: Letramento literário. Haicai. Sequência Didática.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, D. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, jan/jul 2013.
BAKTHIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina G. G. Pereira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARTHES, Roland. A Câmera Clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Casteñon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.