Por uma prática de leitura e escrita: uma experiência com o gênero fábula
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2840Resumo
O presente artigo apresenta e discute os resultados de uma proposta de intervenção pedagógica, por meio de sequência didática, aplicada na Escola Estadual Antônio Carlos Pedreira, localizada no município de São Gonçalo dos Campos, no Recôncavo Baiano. A proposta teve como objeto de ensino a mobilização do gênero fábula, visando proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II oportunidades para desenvolver sua competência discursiva. Defendemos as fábulas como um gênero textual/discursivo a ser trabalhado em sala de aula, pois, além de serem breves, transformam-se ao longo do tempo, permitem diversas maneiras de explorá-las e proporcionam discussões sobre diversas áreas de nossas práticas sociais. Os resultados obtidos evidenciam que, quando bem estimulados, os alunos conseguem desenvolver competências comunicativas para dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chave: Sequência didática. Fábulas. Leitura. Escrita.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.