Por uma prática de leitura e escrita: uma experiência com o gênero fábula

Autores

  • Jeane Maria Favorino Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Alana de Oliveira Freitas El Fahl

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2840

Resumo

O presente artigo apresenta e discute os resultados de uma proposta de intervenção pedagógica, por meio de sequência didática, aplicada na Escola Estadual Antônio Carlos Pedreira, localizada no município de São Gonçalo dos Campos, no Recôncavo Baiano. A proposta teve como objeto de ensino a mobilização do gênero fábula, visando proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II oportunidades para desenvolver sua competência discursiva. Defendemos as fábulas como um gênero textual/discursivo a ser trabalhado em sala de aula, pois, além de serem breves, transformam-se ao longo do tempo, permitem diversas maneiras de explorá-las e proporcionam discussões sobre diversas áreas de nossas práticas sociais. Os resultados obtidos evidenciam que, quando bem estimulados, os alunos conseguem desenvolver competências comunicativas para dentro e fora da sala de aula.

 

Palavras-chave: Sequência didática. Fábulas.  Leitura. Escrita.

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Biografia do Autor

Jeane Maria Favorino, Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Letras

Área Linguística Aplicada

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Publicado

2018-03-07

Como Citar

Favorino, J. M., & El Fahl, A. de O. F. (2018). Por uma prática de leitura e escrita: uma experiência com o gênero fábula. A Cor Das Letras, 18(3), 207–221. https://doi.org/10.13102/cl.v18i3.2840