Ensino de adverbiais modalizadores em perspectiva discursivo-textual
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3664Resumo
Este artigo visa a colaborar para as reflexões sobre o ensino de adverbiais modalizadores à luz de uma abordagem que envolve a Linguística do Texto (KOCH, 2003, 2014) e o Funcionalismo norte-americano (GIVÓN, 1990; 1995; TRAUGOTT, DASHER, 2005). Analisamos o tratamento dado ao tema em quatro coleções de livros didáticos de Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015, observando se os manuais tratam esses elementos como articuladores textuais argumentativos e a partir de seus efeitos de sentido. Percebemos que os adverbiais modalizadores quase não são citados nesses manuais didáticos e geralmente os efeitos de sentido construídos nos gêneros textuais em que aparecem não são trabalhados. Além dessa análise, elaboramos algumas sugestões de abordagem diante das lacunas encontradas nos livros e no confronto com o uso real desses elementos, a partir do trabalho de Castanheira (2017).
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