Ensino de adverbiais modalizadores em perspectiva discursivo-textual

Autores

  • Dennis Castanheira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leonor Werneck Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3664

Resumo

Este artigo visa a colaborar para as reflexões sobre o ensino de adverbiais modalizadores à luz de uma abordagem que envolve a Linguística do Texto (KOCH, 2003, 2014) e o Funcionalismo norte-americano (GIVÓN, 1990; 1995; TRAUGOTT, DASHER, 2005). Analisamos o tratamento dado ao tema em quatro coleções de livros didáticos de Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015, observando se os manuais tratam esses elementos como articuladores textuais argumentativos e a partir de seus efeitos de sentido. Percebemos que os adverbiais modalizadores quase não são citados nesses manuais didáticos e geralmente os efeitos de sentido construídos nos gêneros textuais em que aparecem não são trabalhados. Além dessa análise, elaboramos algumas sugestões de abordagem diante das lacunas encontradas nos livros e no confronto com o uso real desses elementos, a partir do trabalho de Castanheira (2017).

 

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Biografia do Autor

Dennis Castanheira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Substituto de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Castanheira, D., & Werneck, L. (2019). Ensino de adverbiais modalizadores em perspectiva discursivo-textual. A Cor Das Letras, 19(3), 78–96. https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3664