O discurso educacional e a propagação de (pre) conceitos

Autores

  • Marcio Jean Fialho de Sousa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3702

Resumo

A responsabilidade do professor de educação infantil e das séries iniciais é decisiva para toda a carreira acadêmica da criança e para a formação da sua cidadania, claro que os pais têm maior responsabilidade nesse processo, porém não é possível ignorar a ação dos professores nesse ínterim, mas quanto a isso, seria necessário um outro espaço para essa discussão. Deste modo, o objetivo desta comunicação é promover um debate acerca dos discursos educacionais como formador de conceitos a partir de dois textos literários, a saber “A menina Vitória”, de 1965, escrito pelo angolano Arnaldo Santos, e “A menina do lápis de cor”, de Silvana Martins. Como base teórica, a justificativa se dá pela aplicação das leis 10,639, de 2003, e à 11.645, de 2008, e pelas questões de linguagem trabalhadas por Kabengele Munanga (2005-2006), Maria Antonieta Alba Celani (2005) e Ruth Amossy (2005).

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Biografia do Autor

Marcio Jean Fialho de Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutor e Mestre em Letras, na área de Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo - USP. Pós doutorou-se em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. É especialista em Teologia, pela UNIFAI da PUCSP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Atualmente é Docente na Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES; credenciado no Programa de Mestrado, e desenvolve seu segundo Pós doutorado, na área de Estudos Literários da UNIMONTES. Atuou como professor universitário em diversas IES do Estado de São Paulo e trabalhou na Secretaria de Educação de São Paulo com formação de professores em diversos projetos da Pasta, atuando nas áreas de Português, Inglês e Alfabetização. Foi responsável pela implantação do projeto piloto "Early Bird: ensino de Inglês nas séries iniciais", junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em 2017, recebeu o Título Professor Paulista na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, Ensino e Estudos da Linguagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Escrita Autobiográfica; Eça de Queirós, Teolinda Gersão, Florbela Espanca e Ensino de Língua Inglesa.

Referências

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

de Sousa, M. J. F. (2019). O discurso educacional e a propagação de (pre) conceitos. A Cor Das Letras, 19(3), 70–77. https://doi.org/10.13102/cl.v19i3.3702