Aspectos sociolinguísticos presentes no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga” de Guimarães Rosa: Reflexões e possibilidades de uso em sala de aula

Auteurs

  • Luciane Barros da Silva Alves Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL
  • Gilberto Freire de Santana
  • maria

DOI :

https://doi.org/10.13102/cl.v26i3.12325

Mots-clés :

Guimarães Rosa, Sociolinguística, Literatura, Ensino

Résumé

Este estudo analisa os aspectos sociolinguísticos presentes no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, escrito por Guimarães Rosa. A discussão baseia-se, principalmente, nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004; 2021) e Coelho et al. (2015). Adota uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa, conforme os parâmetros de Creswell (2021), sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista. A princípio, o estudo observa que a fala do narrador e a dos personagens pertencem a diferentes contínuos linguísticos. Ainda dentro da fala dos personagens, há mudanças de acordo com o papel social que eles exercem. Por exemplo, há o uso constante de verbos no modo imperativo por parte dos personagens Nhô Augusto e Major Consilva, representantes de figuras de poder político-econômico. A narrativa também apresenta as seguintes variações linguísticas: síncope, “prótese do a” e metátese. O estudo conclui que o conto estabelece conexões entre Literatura e Sociolinguística, oferecendo ricas possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa se justifica por fomentar reflexões e por permitir a identificação de aspectos sociolinguísticos aplicáveis ao ensino de Literatura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

AMORIM, M. A. de; DOMINGUES, D.; KLAYN, D. V.; SILVA, T. C. da. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Português brasileiro, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2021.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 ago 2024.

COELHO, Izete Lehmkuhl; GÖRSKI, Edair Maria, SOUZA; Christiane Maria Nunes de; MAY, Guilherme Henrique. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.

CRESWELL, John Ward. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2021.

FERRAREZI JR., Celso. Pedagogia do Silenciamento. São Paulo: Parábola, 2014.

MORAIS, Maria Perla Araújo, COSTA, Felipe de Carvalho. As relações de poder em famigerado, de Guimarães Rosa. Porto das Letras, 7(3), 356-374, 2021. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12390>. Acesso em 04 ago. 2024.

ROSA, João Guimarães. Sagarana. 19ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017.

Téléchargements

Publiée

2026-03-08

Comment citer

Barros da Silva Alves, L., Freire de Santana, G., & maria. (2026). Aspectos sociolinguísticos presentes no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga” de Guimarães Rosa: Reflexões e possibilidades de uso em sala de aula. A Cor Das Letras, 26(3), 134–148. https://doi.org/10.13102/cl.v26i3.12325