Indo na contramão: dos imperativos discursivos da legislação às práticas sociais para os Letramentos Surdos na Educação Básica

Autores

  • Anna Karyna Torres Cortes UEFS
  • Taylane Santos do Nascimento Universidade Estadual de Feira de Santana/Doutoranda em Estudos Linguísticos
  • Úrsula Cunha Anecleto UEFS

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v22i3.8388

Palavras-chave:

Letramentos Surdos, BNCC, Lei 10.436/2002, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo objetiva analisar imperativos discursivos enunciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Lei 10.436/2002, que regulamenta Libras como Língua de Comunicação, como orientadores do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) na Educação Básica, a fim de compreender   reverberações para práticas de letramento escolar surdo. Para tanto, a problemática parte dos seguintes questionamentos: de que forma os imperativos discursivos enunciados na BNCC e na Lei 10.436/2002 orientam o ensino de LP como segunda língua (L2) na Educação Básica, na medida em que esses documentos se constituem como orientadores de práticas para o letramento escolar do aluno surdo? Nesse sentido, por meio da abordagem qualitativa, este estudo filia-se aos Estudos do Letramento e à Linguística do Discurso - pela problemática representacional - como aporte teórico-metodológico  para a realização da análise de enunciados da BNCC e da lei supracitada, documentos que constituem o corpus deste trabalho. Logo, métodos e dispositivos  pedagógicos utilizados para ensinar LP na escola para ouvintes e/ou para surdos devem considerar o  ensino de L2 na modalidade escrita, a fim de desenvolver práticas de letramento que considerem suas particularidades. No entanto, a discussão é limitada na BNCC, ao passo em que a Lei 10.436/2002 prevê a LP como L2 para esse público, de modo a considerar suas especificidades, a exemplo das metodologias para o ensino de L2, formação de professores, material didático e de apoio.

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Biografia do Autor

Anna Karyna Torres Cortes, UEFS

Estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), professora da Universidade do Estado da Bahia.

Úrsula Cunha Anecleto, UEFS

Doutora em Educação, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Torres Cortes, A. K. ., Santos do Nascimento, T., & Anecleto, Úrsula C. . (2022). Indo na contramão: dos imperativos discursivos da legislação às práticas sociais para os Letramentos Surdos na Educação Básica. A Cor Das Letras, 23(3), 23–37. https://doi.org/10.13102/cl.v22i3.8388

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Língua, Práticas de linguagem e Tecnologias