A interface rizomática do acervo: construção do dossiê arquivístico para elaboração de edições digitais
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v18i2.2675Resumo
A filologia, ao longo do tempo, tem adotado diferentes métodos para a edição de textos. A depender do tipo de texto e dos objetivos da edição, a abordagem metodológica pode variar. Atualmente, novas discussões acerca da edição de texto tem levado os filólogos a repensar o seu labor, a partir do questionamento do estatuto do texto, que transcendeu seu aspecto alfanumérico e se inseriu no universo digital. A informática e seus desdobramentos contemporâneos anunciaram uma nova fase da cultura escrita que está exigindo um novo olhar para o texto e seus processos de transmissão. O acervo do escritor baiano Eulálio Motta (1907-1988) abarca uma variedade de documentos pessoais, sua produção literária édita e inédita, correspondências, diários, coleções de objetos etc. Esses documentos funcionam como lugar de memória, possibilitando a reconstrução de uma parcela significativa da vida e da obra do escritor. No acervo, os documentos estão integrados por meio de uma rede de relações com significados importantes. Portanto, ao editar um texto que faz parte do acervo, faz-se necessário esboçar um modelo de edição que garanta a manutenção dessa rede de significados. Barreiros (2013; 2015) propôs um modelo de hiperedição que inclui um dossiê arquivístico, que é uma forma de integrar, por meio de hiperlinks, os paratextos e os protextos do documento editado. Dessa forma, é possível estabelecer uma rede de relações entre o texto editado e os documentos do acervo. O presente artigo apresenta um estudo acerca da construção do dossiê arquivístico elaborado para a edição digital dos textos publicados por Eulálio Motta no jornal Mundo Novo e dos rascunhos de cartas do caderno Farmácia São José. Para exemplificar o estudo, será utilizado como exemplos os dossiês arquivísticos de dois textos: CARTA ABERTA (28-08-1931) do jornal Mundo Novo e Carta aberta a um amigo do caderno Farmácia São José.
Downloads
Referências
BARREIROS, Patrício Nunes. Por uma abordagem da História Cultural das práticas de escrita na edição de textos. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 19, p. 389-414, 2017a.
BARREIROS, Patrício Nunes. Eulálio Motta: um panfletário no sertão da Bahia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 67, São Paulo, p. 57-80, 2017b.
BARREIROS, Patrício Nunes. O acervo do escritor e seu itinerário (auto)biográfico. Todas as Letras (Makenzie), São Paulo, v. 18, n. 2, p. 235-250, 2016.
BARREIROS, Patrício Nunes. SANTIAGO, Iago Gusmão. Eulálio Motta: jornalista de Mundo Novo. Anais...VIII Seminário de Estudos Filológicos: Filologia e Humanidades Digitais, Universidade Estadual de Feria de Santana, p. 182-195, 2016.
BARREIROS, Patrício Nunes. SANTIAGO, Stephanne da Cruz. Edição e estudo do caderno Farmácia São José, de Eulálio Motta. Anais...VIII Seminário de Estudos Filológicos: Filologia e Humanidades Digitais, Universidade Estadual de Feria de Santana, p. 92-105, 2016.
BARREIROS, Patrício Nunes. O Pasquineiro da Roça, a hiperedição dos panfletos de Eulálio Motta. Feira de Santana: UEFS Editora, 2015.
BARREIROS, Patrício Nunes. Novas práticas culturais da escrita, novas perspectivas da Crítica Textual: rumo às hiperedições. Linguística e Filologia Portuguesa (USP), São Paulo, v. 16, p. 31-62, 2014.
BARREIROS, Patrício Nunes. Da organização do espólio à edição crítica da obra de Eulálio de Miranda Mota. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. IX, p. 117-126, 2005.
BORDINI, Maria da Glória. Acervos de escritores e o descentramento da história da literatura. O Eixo e a Roda, Belo Horizonte, v. 11, p. 15-24, 2005.
BORGES, Rosa; SOUZA, Arivaldo Sacramento de. Filologia e edição de texto. In: BORGES, Rosa; SOUZA, Arivaldo Sacramento de; MATOS, Eduardo Silva Dantas de; ALMEIDA, Isabela Santos de. Edição de Texto e Crítica Filológica. Salvador. Quarteto, 2012. p. 15-59.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antônio Saborit. Porto Alegre: Artmed. 2001.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs - Capitalismo e Esquizofrenia - Volume 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DIGITIZED WALTERS MANUSCRIPTS. Disponível em: <http://www.thedigitalwalters.org/Data/WaltersManuscripts/html/W72/description.html>. Acesso em: 15 de maio de 2017.
FERREIRA, Flavia Turino. Rizoma: um método para as redes? Liinc em Revista, v.4, n.1, p.28-40, 2008.
LOSE, Alícia Duhá; MAGALHÃES, Lívia Borges Souza. Reflexões sobre edições digitais: fazendo filologia no século XXI. A Cor das Letras, v. 17, n.1, p. 115-126, 2016.
MORRÁS, María. Informática y crítica textual: realidad y deseos. In: VEGA, María José (Coord.). Literatura hipertextual y teoria literária. La Rioja: Mare Nostrum Comunicación, 2003. p. 225-240.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no Ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Cultrix: São Paulo, 2006.
SPINA, Segismundo. Introdução à edótica: crítica textual. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Ars Poetica/EDUSP, 1994.
SHALE, Patrick. About, a catalog of: Digital Scholarly Editions, v 3.0, snapshot 2008ff. Disponível em: <http://www.digitale-edition.de/vlet-about.html>. Acesso em: 10 de maio de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.