Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida

Autores

  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v20i2.4919

Resumo

Procuramos refletir neste texto sobre a importância da formação do leitor, especialmente do leitor literário, no espaço institucional escolar. Essa formação no nosso contexto de ex-colônia significa passos necessários ainda à descolonização. Sabemos que a presença da Literatura no espaço do Ensino Fundamental não está garantida pela instituição de uma disciplina específica, ficando, assim, sob a responsabilidade dos professores a decisão de incluí-la, ou não, no reportório de leitura dos alunos. O texto literário, por ser de natureza aberta, é um dos modos mais eficazes de confrontar o aluno com as múltiplas possibilidades de manipulação da linguagem. A escola historicamente foi usada como canal para manter muitos dos princípios da colonização ativos e em ação na nossa sociedade, contribuindo para a manutenção da estratificação social e a elitização do aprendizado das habilidades de leitura e escrita. Frente a essa realidade procuramos expor a importância da mediação do professor no processo de leitura do texto literário como uma via privilegiada para a descolonização. Desse modo, a alfabetização precisa ir além da decodificação proficiente dos signos linguísticos e promover o entendimento de que a simbolização feita pela linguagem é um processo manipulável. Nesse sentido, o texto literário é o meio mais produtivo e um excelente caminho para mostrar isso aos estudantes, pela sua natureza artística e lúdica.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Fleck, G. F. (2019). Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida. A Cor Das Letras, 20(2), 85–103. https://doi.org/10.13102/cl.v20i2.4919

Edição

Seção

Dossiê: Ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em diferentes perspectivas