Estudo das crenças de professores e alunos dos cursos de Licenciatura em Letras da Uefs sobre o processo de aprendizagem: oportunizando caminhos de pesquisa

Autores

  • Milenna Brun UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1405

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de pesquisa cujo objetivo é mapear o sistema de crenças de alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas, Língua Inglesa, Língua Francesa e Língua Espanhola da Universidade Estadual de Feira de Santana acerca (1) do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras, (2) dos fatores que influenciam tal processo, e (3) das estratégias eficazes de aprendizagem, através da identificação de semelhanças e diferenças entre estes grupos. Tais crenças impactam e interferem nos resultados obtidos pelos alunos, e também nas estratégias de ensino adotadas pelos professores. A cadeia de influência recíproca é significativa: as crenças dos alunos balizam as estratégias de aprendizagem que eles põem em prática; as crenças dos professores não apenas intervêm naquelas dos alunos, mas acima de tudo, determinam as formas de organização do ensino e da avaliação. Pretende-se que os resultados da pesquisa permitam compreender as representações de chegada e de saída, os fatores que podem influenciar tais mudanças e, essencialmente, o impacto das crenças na formação dos licenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milenna Brun, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Bacharel em Psicologia Com Formação de Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (1989) e Doutora Em Didactologia de Línguas e Culturas Estrangeiras - Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, aprendizagem, interculturalidade, afetividade e psicologia.

Referências

ABDI, Heidar; ASADI, Bahareh. A Synopsis of Researches on Teachers´ and Students’ Beliefs about Language Learning. International Journal on Studies in English Language and Literature (IJSELL) Vol 3, Issue 4, p. 104-114, 2015.

ADEN, Joelle. La médiation linguistique au fondement du sens partagé : vers un paradigme de l’énaction en didactique des langues, ELA. Études de linguistique appliquée, n°167, p. 267-284, 2012.

AZAR, Fereshteh Khaffafi; SAEIDI, Mahnaz, The Relationship between Iranian EFL Learners’ Beliefs about Language Learning and Their Use of Learning Strategies, English Language Teaching; Vol. 6, N. 11; 2013.

BARCELOS, A. F. Understanding teachers’ and students’ language learning beliefs in Experience: A Dewyan approach. Tese de Doutorado, Universidade do Alabama. tede.ibict.br/tde/tde_arquivos/1/TDE...01.../AnaMariaAFBarcelos.pdf, 2000.

BARCELOS, A. F. Ser professor de Inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de Letras in: ABRAHÃO. Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editora, 2004b.

BERNAT, E. Investigating Vietnamese ESL learners’ beliefs about language learning. English Australia Journal, 21 (2), pp. 40-54, 2004.

BERNAT, E., & GVOZDENKO, M., Beliefs about language learning: Current knowledge, pedagogical implications and new research directions. TESLJ-EJ, 9(1), 2005.

BERNAT E., & LLOYD, M., Exploring the gender effect on EFL learners´ beliefs about language learning. Australian Journal of Educational and Developmental Psychology, 7, p. 79-91, 2007.

BREEN, M. P. (Ed.), Learner contributions to language learning: New directions in research. Addison-Wesley Longman Limited, 2001.

BRUN, Eric Charles. Sobre a evolução alteritária-etnocêntrica da pré-escola à alfabetização a partir de uma abordagem das línguas-culturas do mundo: uma análise comparativa longitudinal através da expressão oral. Tese de Doutorado, Université d´Aix-Marseille, 2015.

CHANG, C. Y. & SHEN, M.C., The effects of beliefs about language learning and learning strategy use of junior high school EFL learners in remote districts. Research in Higher Education Journal, 8, 1-8, 2010.

CORTAZZI, M. & Jin, L., Cultures of learning: Language classrooms in China. In H. COLEMAN (Ed.), Society and language classroom, p. 169-203, Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

FUJIWARA, T., Language Learning Beliefs of thai EFL University Students: Dimensional Structure and Cultural Variations. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, 8 (1), pp. 87-107, 2011.

GHOBADI Mohebi, S. & KHODADADY, E., Investigating university students’ beliefs about language learning. RECL Journal, 42 (3), pp. 290-304, 2011.

HORWITZ, E. K., Surveying student beliefs about language learning. In A. WENDEN, Anita; RUBIN, Joan (Eds.). Learner strategies in language learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall (p.119-129), 1987.

HORWITZ, E.K. Cultural and situational influences on foreign language learners’ beliefs about language learning: a review of BALLI studies. System, 27(4), 557–576, 1999.

HUANG, Z.W., Learner beliefs of language learning revisited. Sino-Us English Teaching, 3(3), p. 62-67, 2006.

KUNTZ, Patricia S. Beliefs about Language Learning: The Horwitz Model. (ERIC Document Reproduction Service, Nº ED397649), 1996a.

MANTLE-BROMLEY, C., Positive attitudes and realistic beliefs: Links to proficiency. The Modern Language Journal, 79(3), p. 372-386, 1995.

MORI, Y. Epistemological beliefs and language learning beliefs: What do language learners believe about their learning? Language Learning, 49 (3), pp. 377-415, 1999.

NIKITINA, Larisa; FURUOKA, Fumitaka. Re-examining Horwitz’s Beliefs About Language Learning Inventory (BALLI) in the Malaysian Context. Eletronic Journal of Foreign Language Teaching, Vol 3, Nº 2, pp. 209-219, 2006.

PAJARES, M. F., Teachers’ beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, 62 (3), pp. 307-332, 1992.

PEACOCK, M., Pre-service ESL teachers’ beliefs about second language learning: A longitudinal study. System, 37, pp. 380-390, 2001.

PUCHATA, H., Beyond materials, techniques and linguistic analysis: the role of motivation, beliefs and identity. Plenary session at the 33rd International IATEFL Annual conference, Edinburg, pp. 64-72, 1999.

RIEGER, Borbála. Hungarian University Students’ Beliefs about language learning: a questionnaire study. WopoLP, vol 3, 2009.

SIEBERT, L. L., Pre-service EFL teachers´ beliefs about foreign language learning. The ORTESOL Journal, 21, p. 7-39, 2003.

SILVA, K. A. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 10, p. 235-271, 2007.

SMITH, D., Teacher decision-making in the adult ESL classroom. In D. FREEMAN; RICHARDS J. (Eds.). Teacher Learning in Language Teaching, p. 197-216. New York: Cambridge University Press, 1996.

TERCANLIOGLU, L., Pre-service EFL teachers´ beliefs about foreign language learning and how they relate to gender. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 53 (1), p. 145-162, 2005.

TILLEMA, H. H., Belief change toward self-directed learning in student teachers: Immersion in practice or reflection on action. Teaching and Teacher Education, 16, p. 576-591, 2000.

VICTORI, M.; LOCKHART, W., Enhancing metacognition in self-directed language learning. System, 23(2), p. 223-234, 1995.

WHITE, C., Expectations and emergent beliefs of self-instructed language learners. System, 27 (4), pp. 443-457, 1999.

YANG, N. D., The relationship between learners´ beliefs and learning strategy use. System, 27, p. 515-535, 1999.

ZHANG, X.; CUI, G., Learning beliefs of distance foreign language learners in China: A survey study. System, 38, pp. 30-40, 2010.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Brun, M. (2017). Estudo das crenças de professores e alunos dos cursos de Licenciatura em Letras da Uefs sobre o processo de aprendizagem: oportunizando caminhos de pesquisa. A Cor Das Letras, 16(1), 58–60. https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1405