Estudo das crenças de professores e alunos dos cursos de Licenciatura em Letras da Uefs sobre o processo de aprendizagem: oportunizando caminhos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1405Resumo
Este artigo apresenta um projeto de pesquisa cujo objetivo é mapear o sistema de crenças de alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas, Língua Inglesa, Língua Francesa e Língua Espanhola da Universidade Estadual de Feira de Santana acerca (1) do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras, (2) dos fatores que influenciam tal processo, e (3) das estratégias eficazes de aprendizagem, através da identificação de semelhanças e diferenças entre estes grupos. Tais crenças impactam e interferem nos resultados obtidos pelos alunos, e também nas estratégias de ensino adotadas pelos professores. A cadeia de influência recíproca é significativa: as crenças dos alunos balizam as estratégias de aprendizagem que eles põem em prática; as crenças dos professores não apenas intervêm naquelas dos alunos, mas acima de tudo, determinam as formas de organização do ensino e da avaliação. Pretende-se que os resultados da pesquisa permitam compreender as representações de chegada e de saída, os fatores que podem influenciar tais mudanças e, essencialmente, o impacto das crenças na formação dos licenciados.Downloads
Métricas
Referências
ABDI, Heidar; ASADI, Bahareh. A Synopsis of Researches on Teachers´ and Students’ Beliefs about Language Learning. International Journal on Studies in English Language and Literature (IJSELL) Vol 3, Issue 4, p. 104-114, 2015.
ADEN, Joelle. La médiation linguistique au fondement du sens partagé : vers un paradigme de l’énaction en didactique des langues, ELA. Études de linguistique appliquée, n°167, p. 267-284, 2012.
AZAR, Fereshteh Khaffafi; SAEIDI, Mahnaz, The Relationship between Iranian EFL Learners’ Beliefs about Language Learning and Their Use of Learning Strategies, English Language Teaching; Vol. 6, N. 11; 2013.
BARCELOS, A. F. Understanding teachers’ and students’ language learning beliefs in Experience: A Dewyan approach. Tese de Doutorado, Universidade do Alabama. tede.ibict.br/tde/tde_arquivos/1/TDE...01.../AnaMariaAFBarcelos.pdf, 2000.
BARCELOS, A. F. Ser professor de Inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de Letras in: ABRAHÃO. Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editora, 2004b.
BERNAT, E. Investigating Vietnamese ESL learners’ beliefs about language learning. English Australia Journal, 21 (2), pp. 40-54, 2004.
BERNAT, E., & GVOZDENKO, M., Beliefs about language learning: Current knowledge, pedagogical implications and new research directions. TESLJ-EJ, 9(1), 2005.
BERNAT E., & LLOYD, M., Exploring the gender effect on EFL learners´ beliefs about language learning. Australian Journal of Educational and Developmental Psychology, 7, p. 79-91, 2007.
BREEN, M. P. (Ed.), Learner contributions to language learning: New directions in research. Addison-Wesley Longman Limited, 2001.
BRUN, Eric Charles. Sobre a evolução alteritária-etnocêntrica da pré-escola à alfabetização a partir de uma abordagem das línguas-culturas do mundo: uma análise comparativa longitudinal através da expressão oral. Tese de Doutorado, Université d´Aix-Marseille, 2015.
CHANG, C. Y. & SHEN, M.C., The effects of beliefs about language learning and learning strategy use of junior high school EFL learners in remote districts. Research in Higher Education Journal, 8, 1-8, 2010.
CORTAZZI, M. & Jin, L., Cultures of learning: Language classrooms in China. In H. COLEMAN (Ed.), Society and language classroom, p. 169-203, Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
FUJIWARA, T., Language Learning Beliefs of thai EFL University Students: Dimensional Structure and Cultural Variations. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, 8 (1), pp. 87-107, 2011.
GHOBADI Mohebi, S. & KHODADADY, E., Investigating university students’ beliefs about language learning. RECL Journal, 42 (3), pp. 290-304, 2011.
HORWITZ, E. K., Surveying student beliefs about language learning. In A. WENDEN, Anita; RUBIN, Joan (Eds.). Learner strategies in language learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall (p.119-129), 1987.
HORWITZ, E.K. Cultural and situational influences on foreign language learners’ beliefs about language learning: a review of BALLI studies. System, 27(4), 557–576, 1999.
HUANG, Z.W., Learner beliefs of language learning revisited. Sino-Us English Teaching, 3(3), p. 62-67, 2006.
KUNTZ, Patricia S. Beliefs about Language Learning: The Horwitz Model. (ERIC Document Reproduction Service, Nº ED397649), 1996a.
MANTLE-BROMLEY, C., Positive attitudes and realistic beliefs: Links to proficiency. The Modern Language Journal, 79(3), p. 372-386, 1995.
MORI, Y. Epistemological beliefs and language learning beliefs: What do language learners believe about their learning? Language Learning, 49 (3), pp. 377-415, 1999.
NIKITINA, Larisa; FURUOKA, Fumitaka. Re-examining Horwitz’s Beliefs About Language Learning Inventory (BALLI) in the Malaysian Context. Eletronic Journal of Foreign Language Teaching, Vol 3, Nº 2, pp. 209-219, 2006.
PAJARES, M. F., Teachers’ beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, 62 (3), pp. 307-332, 1992.
PEACOCK, M., Pre-service ESL teachers’ beliefs about second language learning: A longitudinal study. System, 37, pp. 380-390, 2001.
PUCHATA, H., Beyond materials, techniques and linguistic analysis: the role of motivation, beliefs and identity. Plenary session at the 33rd International IATEFL Annual conference, Edinburg, pp. 64-72, 1999.
RIEGER, Borbála. Hungarian University Students’ Beliefs about language learning: a questionnaire study. WopoLP, vol 3, 2009.
SIEBERT, L. L., Pre-service EFL teachers´ beliefs about foreign language learning. The ORTESOL Journal, 21, p. 7-39, 2003.
SILVA, K. A. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 10, p. 235-271, 2007.
SMITH, D., Teacher decision-making in the adult ESL classroom. In D. FREEMAN; RICHARDS J. (Eds.). Teacher Learning in Language Teaching, p. 197-216. New York: Cambridge University Press, 1996.
TERCANLIOGLU, L., Pre-service EFL teachers´ beliefs about foreign language learning and how they relate to gender. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 53 (1), p. 145-162, 2005.
TILLEMA, H. H., Belief change toward self-directed learning in student teachers: Immersion in practice or reflection on action. Teaching and Teacher Education, 16, p. 576-591, 2000.
VICTORI, M.; LOCKHART, W., Enhancing metacognition in self-directed language learning. System, 23(2), p. 223-234, 1995.
WHITE, C., Expectations and emergent beliefs of self-instructed language learners. System, 27 (4), pp. 443-457, 1999.
YANG, N. D., The relationship between learners´ beliefs and learning strategy use. System, 27, p. 515-535, 1999.
ZHANG, X.; CUI, G., Learning beliefs of distance foreign language learners in China: A survey study. System, 38, pp. 30-40, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.